segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pit Stop antes do GP Brasil de 2009!

Olá, Galera!
Boa tarde.

Nesse final de semana prolongado devido ao feriado, começamos a entrar no clima festivo e competitivo do GP Brasil de F1.

Confesso que meu maior sonho, é acompanhar um GP de dentro do autódromo e entra ano e sai ano, eu prometo pra mim mesmo que no seguinte estarei lá dentro. Pena é que nunca consigo cumprir essa promessa.

Por saber que a partir de Quinta-feira teremos um ritmo frenético aqui no Blog, venho hoje para fazer uma passagem rápida para comentar duas noticias que li nos últimos dias.

A primeira delas é algo que todos já sabiam ou no mínimo, desconfiavam. Como já informou o portal Grande Prêmio e até o mesmo o Fantástico, Rubens Barrichello será piloto da equipe Williams em 2010.

Essa é uma noticia que podemos encarar de uma maneira positiva, neutra e negativa.

Vamos as justificativas:

Maneira Positiva:
Rubens Barrichello permanecera por no mínimo mais um ano na F1. Pelo que sei, Rubens assinou contrato por um ano com a opção de renovação por mais um ano.

Rubens, correndo por pelo menos mais uma temporada, confirmara um recorde que provavelmente não será batido tão cedo, o de maior numero de GPs na F1.

Durante o ano de 2008, Rubens roubou esse recorde de Riccardo Patrese ao alcançar a incrível marca de 257 corridas durante o fim de semana do GP da Turquia.

Para quem não tinha carro para correr em 2009, já ter seu 2010 garantido é uma vitória, isso sem entrar nos méritos da temporada fantástica que Rubens vem realizando até aqui (Salvo alguns momentos genuínos de “Barrichello”).

Maneira Neutra:
Rubens Barrichello começará a correr pela Williams em 2010 sem pressões. Por ter feito um 2009 competitivo com vitórias, poles e disputa por titulo, chegara sem a pressão de justificar sua presença no Paddock como fez em 2009 quando foi escolhido por Ross Brawn entre várias outras opções (Eu mesmo teria contratado Lucas DiGrassi).

Rubens será o “professor” de Nico Hulkenberg, que provavelmente será a escolha para segundo piloto da Williams. Piloto jovem e talentoso também empresariado por Willi Webber (Ex-M. Schumacher), que é cotado como nova promessa do automobilismo alemão.

Nico foi campeão da GP2 em 2009 garantindo sua passagem para a F1 em 2010. Como Sir Frank Williams prefere pagar o mínimo possível por seus pilotos (Exceto Ayrton Senna onde pagou o que deveria), optou pela contratação do jovem e “barato” piloto.

O comentário acima nos leva a outro assunto: Quanto será que Rubens levará para correr na Williams em 2010 e talvez 2011? Teria aceitado uma oferta menor para continuar na F1? Ou teria Sir Frank Williams mexido um pouco mais no seu bolso? O que vocês, amigos do Blog, pensam sobre isso?

Convenhamos, se Rubens aceitou ganhar menos para continuar na F1, tal fato mostra o quanto esse brasileiro é apaixonado por simplesmente estar na F1. E se for isso mesmo, eu o admirarei mais ainda por isso.

Maneira Negativa:
A equipe Williams é, junto a McLaren (Nem tanto) e Force India, uma equipe feita por apaixonados pela F1. Frank Williams e seu parceiro Patrick Head passaram por muitas coisas na F1, desde o domínio total e absoluto durante anos, até a disputa de posições intermediarias também durante anos.

A equipe não vem lembrando suas melhores épocas com as atuações dos últimos anos e por isso, Rubens Barrichello chega para disputar o que for possível em 2010.

Acredito que passara longe da disputa pelo titulo e que ira batalhar muito por pontos e pódios durante o
ano. Espero e torço muito para que ande bem no ano que vem.

Mas porque Barrichello deixou a BrawnGP, equipe estreante que ganhou tudo no inicio do ano e tende a levar os títulos de pilotos e construtores já no seu ano de estréia, para correr pela Williams?

Isso é um assunto para outro post.

Continuando no Brasil com as novidades, Felipe Massa correu hoje, dia 12.10.2009, em Fiorano na Itália com o F2007 – modelo campeão de pilotos e contrutores da Ferrari durante a Temporada de 2007.

Massa, segundo o próprio, não teve problemas físicos após os treinos que não duraram muito devido ao mal tempo.

Uma ótima noticia para nós brasileiros que torcemos por Felipe Massa como piloto e principalmente, como pessoa. O acidente de Felipe durante os treinos classificatórios do GP da Hungria foi assustador e vê-lo retornar assim tão bem, é de muito alivio.

Felipe disse em entrevista após os treinos que continua o mesmo piloto de antes do acidente e que esse fato, não mudou em nada suas características de pilotagem. Massa ainda foi além dizendo que poderia, hoje mesmo, disputar um GP inteiro de F1 e manter a forma para uma próxima corrida.

Massa, apesar dos bons resultados nos testes e exames, infelizmente não retornará as pistas esse ano, mas será recompensado dando a bandeirada do GP Brasil. Cena no mínimo curiosa com o piloto que dominou o GP Brasil nas ultimas 3 edições (2006 – venceu; 2007 – cedeu vitória a Raikkonen pelo titulo e 2008 – venceu) assistindo a tudo de longe, rezando para em 2010, chegar ao Brasil disputando o titulo como o seu compatriota e amigo Rubens Barrichello fara em 2009.

Ainda acho que daqui, Jenson Button sairá campeão. Veremos!

Obrigado a todos pela atenção e até Quinta-Feira com o inicio da preparação para o final de semana do GP Brasil de F1.

Muita velocidade a todos e até a próxima.

felipemassa_fiorano_12_10_2009_fotoferrari_090062new
Felipe Massa em Fiorano na Itália – 12.10.2009

felipemassa_fiorano_12_10_2009_fotoferrari_090058new
Felipe Massa em Fiorano na Itália – 12.10.2009

felipemassa_fiorano_12_10_2009_fotoferrari_090050new
Felipe Massa em Fiorano na Itália – 12.10.2009

barrichello-brawn-02_640x408
Rubens Barrichello em testes no inicio do ano.

dd9745810c396bb7ba3afae75d43c8a3
Rubens Barrichello durante fim de semana do GP Turquia de 2008. Recorde de Grandes Prêmios.

barichello_1467439c
Rubens Barrichello ao vencer o GP Europa/Valência em 2009.

Créditos das Imagens:
Fotos de Felipe Massa: http://www.diariomotorsport.com.br/
Fotos de Rubens Barrichello: Arquivo de Imagens do Google.

++

5 comentários:

Unknown disse...

ótimas fotos!!!

achoq eu para rubens, seria bom correr em Williams, recentemente estão sendo publicadas muitas noticias de patrocinio de RB em Brawn... achoq eu um piloto com tanta experiencia não precissava levar patrocinio.

a Williams não está nos seus melhores dias, mais com tudo é um time profissional na F1. um piloto tão tecnico quanto rubens vai ser bem recebido

finalmente, se eu fosse piloto de F1, não ia embora mesmo correndo pela minardi, só pra sentir a velocidade mais um ano

e ainda nãoasisti nenhum GP ao vivo, mais um ano desses tou lá

Lucas Amadeu disse...

Como será o desempenho do Massa na volta oficial às pistas! Estou curioso! Boa sorte pra ele!!!

Tarcísio Holanda disse...

A Tatiana Cunha da Folha já informou que vai ganhar mais na Williams do que na Brawn, na questão do salário fixo. Vai ter bônus por vitorias/pontos

Raphael Mesquita Siqueira disse...

Tarcisio : Acho que na conta final, a bolada vai ficar menor pra ele.

Sobre o Massa : Bom retorno, Massa.

Unknown disse...

Eu acho que o Rubinho foi pra Williams para não ter tanta pressão e conseguir mais uns dois anos correndo mais tranquilamente...