sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quem foi melhor? Senna ou Schumacher

Uma pergunta sem resposta

Schumacher e Senna, os maiores mitos da F1.

Várias questões na humanidade ainda estão sem respostas, como por exemplo: o que há no buraco negro na galáxia, qual é a origem do universo e o que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? No mundo automobilístico, uma pergunta sempre é discutida na mídia mundial: quem foi melhor, Ayrton Senna ou Michael Schumacher?

Já se passaram 17 anos desde a morte do tricampeão mundial Ayrton Senna e, infelizmente, ele morreu no meio de uma batalha contra o outro piloto em questão, Michael Schumacher. Mas por que persiste essa pergunta?

Uma das coisas que eu observei é que o objetivo principal desse questionamento é a curiosidade sobre o que teria acontecido com Michael Schumacher se Ayrton Senna tivesse sobrevivido ao acidente sofrido em San Marino. Será que ele teria superado todos os recordes da F1 com Ayrton ainda ativo? Teria Ayrton conseguido mudar o jogo em 1994? Essas perguntas decorrentes fazem parte da ilusão de que teria sido essa inesquecível batalha que os deuses do automobilismo apagaram no dia 1° de maio de 1994.


 Senna e Schumacher dividiram as pistas de 1991 até 1994.

Se analisarmos os números com frieza, Michael Schumacher é amplamente superior ao brasileiro Ayrton Senna. Mas seria justo compará-los apenas com base nos números? Eu acredito que não, pois as tecnologias eram diferentes, os carros, os adversários e as épocas também eram diferentes. Este fim de semana marcou 20 anos de carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1, e nestas duas décadas, ele conquistou 7 títulos mundiais, 91 vitórias e 68 poles. Com um aproveitamento de 35% em títulos ao longo de 20 anos de carreira. Ayrton Senna, por sua vez, teve uma carreira relativamente curta na F1 em comparação com outras lendas, mas em uma década ele alcançou um aproveitamento de 30% em títulos. Mesmo comparando apenas os títulos, o aproveitamento de ambos é semelhante, apesar de haver uma diferença de 7 a 3.


Michael Schumacher Onboard, Adelaide 1993

Ayrton Senna Onboard, Adelaide 1993

Quanto às habilidades de pilotagem, tanto Ayrton Senna quanto Michael Schumacher foram incríveis no auge de suas carreiras. Eles eram rápidos, agressivos e ousados e não perdiam a oportunidade de uma disputa ao limite. Quem acompanhou a carreira dos dois (eu assisti a carreira de Senna de 1990 a 1994 e a carreira completa de Schumacher), percebe que Senna tinha um estilo mais arrojado e agressivo, enquanto Michael tinha uma leitura de corrida excelente, que Senna começou a ter no final de sua vida. Senna era mais espetacular e conseguia poles e vitórias dignas de um herói de Hollywood, enquanto o alemão era capaz de extrair o máximo de seu carro em poucas voltas e usar estratégias a seu favor, habilidades distintas que tornam essas duas lendas do automobilismo únicas.

GP da Europa, 1993. O Maior Show protagonizado por Ayrton Senna.

Mestria

GP da Bélgica 1995, Show de Schumacher 

Genialidade

Quanto à concorrência, Ayrton Senna teve adversários de grande qualidade, enquanto Michael Schumacher teve adversários de qualidade inferior. Senna correu contra Alain Prost, tetracampeão mundial, Nigel Mansell, campeão em 1992 e Nelson Piquet, tricampeão mundial. Schumacher teve como adversários Mika Hakkinen (bicampeão), Damon Hill (campeão em 1996), Jacques Villeneuve (campeão em 1997), David Coulthard, Juan Pablo Montoya e Rubens Barrichello. No entanto, é importante destacar que Schumacher não teve culpa de ter adversários menos talentosos. Alguns argumentam que Schumacher era tão superior aos seus adversários que fez com que eles parecessem sem importância diante de sua habilidade. Qual dos dois tem vantagem nesse aspecto é uma questão subjetiva.


No que diz respeito a paciência e trabalho em equipe, acredito que Michael Schumacher seja amplamente superior a Senna. Essas características foram cruciais para o sucesso de Schumacher, como evidenciado por sua estadia na Benetton e na Ferrari. Na Benetton, ele conseguiu criar uma equipe forte ao seu redor, unindo todos para transformar uma equipe mediana em uma equipe de ponta. Como resultado, conquistou dois campeonatos mundiais em 1994 e 1995, e a equipe ítalo-britânica conquistou o seu único título de construtores em 1995. Na Ferrari, Schumacher chegou a uma equipe caótica em 1996, mas aos poucos foi formando seu "staff", dispensando o então diretor-técnico John Barnard e trazendo Rory Byrne e Ross Brawn com quem havia trabalhado na Benetton. Ele uniu a equipe ao seu redor e sofreu quatro anos de transformações e decepções antes de finalmente conquistar o título de campeão em 2000.


                                                                    Schumacher e sua familia, méritos do alemão

O resultado da paciência e do trabalho em equipe começou a se materializar a partir de 2000. Michael Schumacher, com uma equipe unida e uma equipe técnica altamente coesa, conquistou cinco títulos mundiais consecutivos, um feito inédito na história da Fórmula 1 até então. A personalidade de Ayrton Senna era muito diferente. Ele era conhecido por ser um trabalhador dedicado e era considerado um "computador" por seus engenheiros. No entanto, Senna também era impaciente e não hesitava em criticar tanto o carro quanto a equipe quando as coisas não saíam como ele gostaria. Esse tipo de comportamento é algo que nunca foi visto em Michael Schumacher ao longo de sua carreira de 20 anos na Fórmula 1. 
 
 Ayrton Senna, ambição pelo melhor carro

 Na Lotus, Ayrton Senna estava insatisfeito com os motores turbo da Renault e os projetos de Gerard Ducarouge. Em 1987, graças aos esforços do piloto brasileiro, a Lotus conseguiu os motores Honda. No entanto, em 1988, Senna mudou-se para a McLaren.

Na equipe de Ron Dennis, ele encontrou uma equipe unida com um carro de alto nível. Senna se concentrou apenas em dirigir e "dominar" seu companheiro de equipe, Alain Prost. Devido a sua dedicação, ganhou a confiança dos técnicos japoneses da Honda e do chefe Ron Dennis. O resultado dessa combinação foi o tricampeonato e o status de melhor piloto do mundo. Em 1992, a equipe McLaren enfrentou uma decadência em relação ao novo poder da Williams. Senna começou a criticar a equipe e os motores japoneses, chegando a afirmar que correria gratuitamente na Williams, indicando claramente sua insatisfação com a McLaren e demonstando ambição de pilotar o melhor carro do grid.

Considerando todas essas questões, é difícil chegar a uma conclusão definitiva. A emoção envolvida em torno de Senna e a frieza associada ao mito alemão, tornam esta comparação injusta com Michael Schumacher. No Brasil, é quase impossível para um fã de F1 afirmar que Michael foi o melhor, o que é semelhante ao que ocorre na Argentina quando se compara Maradona com Pelé.

Particularmente, eu prefiro destacar as qualidades e fraquezas dos dois e equilibrá-las. E sempre penso o seguinte: Michael Schumacher foi o maior de todos os tempos e Ayrton Senna foi o melhor de todos os tempos. E isso sem mencionar Juan Manuel Fangio...

Vamos curtir um pouco de Senna VS. Schumacher >>>


GP da Inglaterra, 1993

GP da Africa do Sul, 1993

Schumacher chora após igualar o nº de vitórias de Senna

Matéria do Esporte Espetacular, Globo sobre o assunto




11 comentários:

Toni disse...

Para mim, melhor que os dois ainda foi Fangio. Pela dificuldade de um sul americano no final dos anos 40 em ir para a Europa, o argentino leva a melhor de todos os tempos. Isso sem falar nos números em porcentagem, que Fangio lidera em vários quesitos até hoje.

Com relação a Senna e Schumacher. sem nenhum demérito para o alemão, Senna foi mais rápido em condições adversas. É uma análise básica, mas a questão continua difícil.

Anderson Lopes disse...

Pau a pau, acho que Senna foi melhor. Nos campeonatos do Senna, haviam mais pilotos "extra classe" que nos títulos do Schumacher. E como o Toni falou acima, o Senna foi melhor disparada em condições adversas.

Belo post Hermano!

Anônimo disse...

O schumacher foi melhor, por que? pq o senna tambem corria por numeros prova disso é que ele foi para a Willians para conquistar titulos e vitorias!

Daniel Freire disse...

Senna foi melhor porque foi mais completo. Schumacher foi o piloto mais bem sucedido, mas não o melhor. Enfim, são o espelho daquela velha comparação: quantidade (Schumacher) x qualidade (Senna).

Anônimo disse...

Podiamos falar o dia todo k senna é e sera sempre o melhor mas vou m marcar por esta..quantos pontos e subidas ao podio fez o alemao n estreia d f1 em relacao ao senna ambos com modestos carros

anderson disse...

acho que é unica comparação junta ja feita entre os dois, senna so teve o proist, e qdo ganhou tinha o melhor carro, ja o alemao ganhou 4 titulo sem ter o melhor carro

Anônimo disse...

kra primeiro esse blog deveria sumir
porque essa comparação ja foi vencida . fizeram uma enquete entre os pilotos que passaram na f1 . e senna ganhou . inclusive shuma votou em senna .
segundo . vc só viu senna de 1990 a 1994 . entaum vc não está qualificado para fazer essa comparação .
em terçeiro shuma passou mtos anos com o melhor carro e com oponentes sem brilho . e quando teve um carro inferior ele sumiu .
o oposto do senna .
senna de 84 a 90 fez o diablo com aquela lotus ...
e quando entro na maclaren ele pego o prost e reduziu a poeira ...

Cláudio Souza disse...

Sr. "Anônimo",

Obrigado pela audiência no blog.

Por que esse blog não deve sumir?

Primeiro: Para você aprender sobre a história da Fórmula 1 na qual você aparentemente conhece pouco.

Segundo: Eu não vi apenas Senna de 90 a 94, eu assisti a inúmeros videos do dito de 84 a 94 e possuo embasamento para dizer o que acho e o que não acho como pilotagem

Terceiro: o tal "Shuma" que você menciona conquistou dois (2) títulos mundiais com carros inferiores ao seu rival, na sua segunda corrida na categoria ele foi melhor que o companheiro de equipe, nada mais que o TRICAMPEÃO mundial Nelson Piquet, o tal "Shuma" venceu corridas, batalhou, lutou e principalmente TRABALHOU de 96 a 99 com uma Ferrari inferior e colheu os frutos a partir de 2000, se ele teve um carro superior, foi fruto de seu árduo e muitas vezes não reconhecido trabalho.

Quarto: o tal "Shuma" não teve oponentes sem brilho, sua capacidade fizeram seus adversários serem reduzidos a pó.

Quinto: O Senna não fez o "diablo" com a Lotus de 84 a 90, porque o Ayrton pilotou a Lotus de 85 a 87 para o vosso raso conhecimento

Sexto: Quando ele entrou na McLaren, ele não reduziu o francês a poeira, ele venceu em 88 e perdeu covardemente em 89. Resumindo, ele não reduziu o francês a pó, muito pelo contrário, motivou o francês a correr acima do seu limite conforme próprias palavras do próprio.

Sétimo: Na minha opinião, o Senna foi melhor e o Schumacher o maior. Sr. "Anônimo", na próxima vez, leia mais, busque o conhecimento, aprenda o português porque terceiro não se escreve com "ç" enfim... aprofunde seu conhecimento!

Obrigado pela audiência!
Abraços!

Anônimo disse...

Schumacher com certeza... O problema é q o Brasil é cheio de viúvas do Senna, não conseguem enxergar q ele só queria dirigir o melhor pq se achava o melhor piloto... Ele não desenvolvia nada... Só criticava. Aquela cena dele com as mãos no aerofólio do carro no dia de sua morte mostra claramente a sua decepção com o carro e ele queria tanto ir pra Willians,o melhor carro para o melhor piloto, iria até de graça e acabou perdendo a vida por ser achar demais.

Robson de Barros disse...

Eu já iria dizer do tal tempo q o sr anónimo mencionou do Senna na lotus rs, mas o dono do blog o fez reduzindo a pó de forma inteligente o fraco argumento do maluco aí kkkk.
E essa anta aí que se diz brasileiro, mas se ñ for tem muita vontade de ser descendente de algum pais rico, que chama seus compatriotas de viúvas do senna...tu e um tosco recalcado.
1-post excelente e não tendencioso (um dos melhores e mais incicivos que li).
2-A questão é e sempre será mau resolvida.
3-Como brasileiro (e só por aí já bastava porque foi triste perder quer queira ou não uma espécie de herói nacional), já também ficaria com o expetacular AYRTON SENNA.
4-Cada qual em sua época foi genial sem sombra de dúvidas, todos desde o Argentino , francês, alemão etc etc.(sendo que o próprio Senna disse que o argentino era o melhor)
5-Se e somente se, o rumo da história fosse outra,ame ou odeie,o Senna com tudo isso e mais
Um tanto dito por aí, teria ganho nem que fosse um só título mundial, mas teria.não somente como diz essa besta porque ele se achava o que é normal no ego de vencedor de qualquer profissional. Mas porque todos sabem do amor que tinha, a cobrança interna e vontade de vencer também oara nós.
6-essa questão nunca será resolvida porque definitivamente ele morreu.
7-o Nelson e Fittipaldi devem ser reverenciados também por nós, mas é que o Ayrton nos deixou de forma triste demais.
7-o brasileiro parece não saber lidar com favoritismo, isso também atrapalhou o Senna e ficou nítido na época.
8-No fundo o Senna tinha um pouco dos loucos do dia a dia nos trânsitos brasileiros. Loucos que esquecem que podem morrer e morrem.
Bom mesmo seria num ufanismo imaginar todos eles correndo contra si com carros e condições iguais uma temporada toda, em suas melhores condições técnicas e fisicas.AÍ SIM NO FIM DE TUDO SABERÍAMOS CERTAMENTE QUEM SERIA O MELHOR, MAIOR'E MAIS COMPLETO DE TODOS OS TEMPOS.
...do contrário é especulação, justificativa,emoção e incertezas.

Parabéns pelo artigo!!

By Robson

Anônimo disse...

Não sou tosco recalcado, só q o brasileiro não gosta de fórmula 1 e sim do Senna.... Quantos por cento a audiência da fórmula 1 não caiu desde q o Senna morreu? Ah e anta é vc q escreve espetacular com x...