domingo, 12 de fevereiro de 2012

Título Mundial de Fórmula 1

Um Sonho que nem todos podem ter

Schumacher celebrando o tetracampeonato, Budapeste 2001.

Parodiando com um trecho do hino do Santos FC aonde diz : "nascer, viver e no Santos morrer, um orgulho que nem todos podem ter", ser campeão mundial de F1 é um sonho que a maioria dos garotos que começam no kart almejam, mas que poucos conseguem ter. Mas por que é tão dificil ser campeão mundial de Fórmula 1?

Vamos a alguns casos de pilotos que chegaram muito perto de conseguirem o feito mas que não conseguiram. Talvez o piloto que mais tenha tentado e não tenha atingido seu objetivo seja o inglês Stirling Moss. Esse fantástico inglês teve a "sorte" de competir na mesma época do lendário argentino Juan Manuel Fangio, que faturou cinco títulos mundiais na década de 50. Quando o argentino se aposentou, o inglês não teve a sorte do seu lado, e viu seu compatriota Mike Hawthorn ser campeão mundial de F1 a bordo de uma Ferrari. 

 Stirling Moss, para muitos o melhor piloto inglês de F1.


Para coroar a fantástica carreira de Moss, tenha faltado apenas o título mundial de F1. Para Fangio, foi o melhor piloto com quem já competiu e a pessoa mais íntegra com quem já teve amizade. Até pouco tempo, Stirling, mesmo com idade avançada, competia com carros turismo algumas etapas pelo Reino Unido, um clássico piloto à moda antiga.


Stirling Moss conseguiu quatro vice-campeonatos mundiais, um recorde. O que faltou para Moss ser campeão mundial? Uma pergunta dificil de ser respondida.


Outro caso emblemático foi do canadense Gilles Villeneuve. Considerado por muitos no final da década de 70/inicio da década de 80 como o mais talentoso piloto da época, Gilles conseguiu apenas seis vitórias na F1 e um vice-campeonato mundial em 1979. Completamente apaixonado pela Ferrari e pelas corridas, o canadense foi fiel aos seus principios e nunca traiu a mística ferrarista. Tinha em Enzo Ferrari uma admiração de filho para com o pai. Demonstrou nas pistas uma coragem ímpar, uma habilidade fora do comum que ás vezes extrapolava os limites. Talvez esses limites e a fidelidade à Ferrari tenham lhe custado o tão sonhado título mundial, que mais tarde, fora conquistado pelo filho Jacques Villeneuve.


Espetacular sem título.

Muitos jornalistas já questionaram campeões mundiais de F1 para saber o segredo para atingir esse sonho, e as respostas mais comuns são : "hora certa no carro certo". Será esse o segredo tão guardado?

Claro que não é apenas isso. Existem várias combinações que culminam com a realização do sonho. Existem casos de pilotos que não foram espetaculares e que graças a junção desses fatores conseguiram ser campeões mundiais. Sim, o piloto estar sentado em um carro certo, bem acertado, com um bom motor e um ótimo engenheiro/projetista aumentam as probabilidades do sucesso, mas se o piloto não estiver bem preparado mental e fisicamente, dificilmente a equação resultará no sucesso. E para estar bem preparado, muitas vezes, o piloto não precisa ser espetacular.

Damon Hill, prova de que não é preciso ser espetacular.

Outro caso dificil de ser compreendido é do brasileiro Rubens Barrichello. Reconhecido como um piloto rápido, ótimo desenvolvedor de carros e motivado, Rubens teve ótimas chances de ser campeão mundial mas bateu na trave por diversas vezes.

Pilotou para a Ferrari no ínicio da década de 2000, quando a equipe italiana atingiu seu ápice técnico. Teve no companheiro Michael Schumacher sua maior pedra no sapato. Algumas vezes conseguiu andar tão rápido quanto o alemão mas não conseguiu manter uma regularidade que pudesse ameaça-lo.

Talvez a ida do brasileiro para a Ferrari tenha sido no momento errado pois Michael estava sob forte pressão para conseguir o título e quebrar o jejum ferrarista, porém se o brasileiro estivesse melhor preparado psicologicamente, pudesse ter ameaçado mais a soberania do alemão dentro da equipe italiana.

 Barrichello na Ferrari, Carro certo Hora certa ?

Se a ida de Barrichello para a Ferrari tenha sido na hora errada, o que dizer da Brawn Mercedes? A temporada de 2009 foi a maior chance que Barrichello teve de ser campeão mundial. Sem a sombra do alemão Schumacher, com a genialidade técnica de Ross Brawn, um ótimo carro e um belíssimo motor Mercedes-benz, Rubens tinha em suas maõs tudo o que um bom piloto necessita para ser campeão mundial.

O Brasileiro não contava com a sutileza e regularidade do inglês Jenson Button que o destruiu psicologicamente com poles e vitórias seguidas. Mais uma vez, faltou a Barrichello controle emocional para contornar as dificuldades de ter um companheiro rápido. 

 Barrichello e o Brawn - chance desperdiçada em 2009.

Ser campeão mundial realmente é um feito para ser glorificado. Independentemente da qualidade técnica do piloto, do carro ou das circunstâncias. Para ser campeão mundial tem que estar preparado para tal, que não seja pela qualidade técnica, pode ser pela preparação mental, física ou com uma boa dose de sorte. O que dizer de Niki Lauda em 1984 campeão por míseros 0,5 ponto ?

Temos outros casos de bons pilotos que faltaram o "algo a mais" para ser campeão mundial: Gerhard Berger na McLaren, David Coulthard na McLaren, Clay Regazzoni na Ferrari, Ronnie Peterson na Lotus, Jacky Ickx na Ferrari ou Carlos Reuttemann na Williams.

 Gerhard Berger, carro certo na hora errada.

 Clay Regazzoni, faltou pouco.

 David Coulthard, ínumeras chances desperdiçadas.

Ou também casos de campeões questionados como: Mike Hawthorn na Ferrari, Denny Hulme na McLaren, Mario Andretti na Lotus, Jody Scheckter na Ferrari ou Damon Hill na Williams. 

Ser campeão mundial de F1, um sonho que nem todos podem ter.

"Estamos voltando com blog aos poucos, tirei 1 mês de férias graças ao crescimento da minha família com a chegada da minha filha Paola. Não é fácil achar tempo disponível mas aos poucos vamos encontrando o caminho...rs"

  

5 comentários:

Toni disse...

Sir Stirling Moss é o campeão sem título. "Il re senza corona", como os italianos o chamam, Stirling é o piloto que com certeza deveria ter sido campeão mundial. Não foi, mas marcou como um dos melhores de todos os tempos

Anônimo disse...

Otimo Post ! Parabéns !

Ricardo Menegueli disse...

We salute you, 'Sir' Stirling Moss! =)

Anderson Lopes disse...

ótimo post hermano!!!

Acho que, dos que acompanhei, Barrichello era o que mais merecia, pena não ter conseguido...

Anônimo disse...

Parabens pela filha e blog

Barrichello mesmo não sendo um piloto espatacular merecia pela garra e determinação.