sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estatísticas - F1 - Copa das Nações

A Década de 2000 foi um passeio alemão em números 
na Fórmula 1

Michael Schumacher celebrando pela primeira vez na Alemanha, Hockenheim 1995.

A Equipe do Blog fez um levantamento dos dados de todas as temporadas de 2000 até 2009. Sabemos que o novo século, de fato, começou em 2001 e a década terminará em 2010, mas nós fizemos um levantamento dos dados considerando o ano 2000 até o fim do ano de 2009 para ter uma base concreta. Os números são frios, e a  Alemanha assusta pela superioridade nos principais quesitos, vejamos:

Ranking de Vitórias: 


Nota a distância da Alemanha do 2o colocado. Vemos um equilibrio de nações entre a Finlândia de Räikkönen, Häkkinen e Kovalainen, o Reino Unido de Button e Hamilton, o Brasil de Massa e Barrichello e a Espanha do solitário Fernando Alonso. Montoya sozinho deixou a Colômbia em 6o lugar à frente da Itália dos pilotos Trulli e Fisichella.

Nas poles, a distância da Alemanha também é evidente. Michael Schumacher, Ralf Schumacher e recentemente Sebastian Vettel colaboraram para a distância dos demais. Nas posições restantes, também houve um equilibrio. 

Ranking de Poles:


Neste quesito, Reino Unido e Brasil estão quase empatados, uma simples pole de o 2o lugar ao Reino Unido. A Finlândia que teve Räikkönen, Kovalainen e Häkkinen colaborando para os números ficou um pouco à frente da Espanha que teve apenas em Fernando Alonso seu motor nos números. Destaque para a Colômbia que não ficou tão longe graças ao fantástico Juan Pablo Montoya.

Já nas melhores voltas, a Alemanha não teve tanta vantagem dos demais, os rápidos pilotos finlandeses quase empataram a disputa, a diferença ficou por uma margem pequena. Räikkonen foi o grande responsável pelos números finlandeses comprovando ser um piloto muito rápido em uma única volta. O Brasil também teve um bom número, ingleses e espanhóis não estiveram muito bom neste quesito, demonstrando uma constância maior em seus tempos de volta.
Ranking de Melhores Voltas:


Nota a pequena diferença entre a Alemanha, que não teve apenas em Michael Schumacher o motor nos seus números, e a Finlândia que teve apenas três pilotos para turbinar seus números ( Räikkonen, Häkkinen e Kovalainen ). O Brasil esteve bem representado por Massa e Barrichello, e um destaque a Colômbia de Juan Pablo Montoya que ficou por muito pouco dos ingleses e dos espanhóis. Austrália com Mark Webber e a Itália com a dupla Fisichella-Trulli completaram a lista.

Para finalizar, uma lista mais fácil de se compreender - a de títulos mundiais. Nessa, a Alemanha levou fácil a década, com o pentacampeonato de Schumacher, levou praticamente a metade dos títulos disponíveis na década.
Ranking de Títulos:


Agora os vice-campeonatos...

Ranking dos Vice-Campeões:


Finlândia e Brasil lideram o indesejado ranking de vice-campeões com o Reino Unido e a Alemanha dividindo as outras posições. Nota a Espanha que foi bicampeã e não foi nenhuma vez vice.

Bom, a década de 2000 foi passada a limpo, nada melhor que frios números para nos mostrar qual país comandou a Fórmula 1 nesses anos.
Claro, graças ao poderio de Michael Schumacher, a Alemanha sobrou. Mas nesses números, Sebastian Vettel, Ralf Schumacher, Nick Heidfeld e Nico Rosberg colaboraram com alguns pontinhos o que engordou ainda mais os números germânicos.
Como já postamos neste blog, a Alemanha ainda vive o auge. Como serão os números da década de "10" ?

Mais para frente, disponibilizaremos as estatísticas da "Copa das Nações" de outras décadas.

Até mais!



Nenhum comentário: