domingo, 25 de abril de 2010

PaddockGP no Kart Masters - Etapa 3

A equipe PaddockGP chegou a Interlagos para a terceira etapa do Campeonato Kart Masters de Kart Amador 2010!

A expectativa era grande devido a resultados insatisfatórios para ambos os pilotos nas duas etapas anteriores. Com certa dose de azar, nossos pilotos não conseguiram as performances desejadas e também demonstradas nos treinos de pré-temporada no inicio do ano quando treinaram tudo o que puderam para fazer bonito na primeira temporada da equipe.

Mais uma vez, Fernando Cataldo e Cláudio Souza caíram na mesma bateria e, assim como nas etapas anteriores, os companheiros correriam juntos com o objetivo de fazer o máximo de pontos possíveis para a equipe melhorar na tabela de equipes.

A etapa tinha um regulamento diferente das demais com a largada com grid invertido de acordo com a tabela do campeonato. Teríamos o “treino classificatório” normalmente, porém os tempos serviam apenas para mostrar qual a sua velocidade e não sua posição de largada.

Hermano, o nosso Claudio, não teve tanta sorte como em outras etapas. Foi sorteado com um kart mediano, o #27. Um kart bom de motor, mas com problemas de regulagem devido à dificuldade nas curvas.

“No briefing, eu peguei o kart # 27. Era aparentemente um kart bom, com bom motor e já sentando, percebi que estava certo, só que ele tinha um probleminha: talvez por causa do pneu ou do chassi, o kart estava saindo excessivamente de frente pois estava com dificuldades para fazer curva para direita. O motor estava muito bom.”

Com todas essas informações e sensações em relação ao kart, Claudio continuou seu treino e, após continuas dificuldades com seu equipamento, preferiu abortar uma volta e voltar aos Box para trocar de kart.

“No ‘warm-up’, aqueci os pneus, senti os freios e notei a potência do motor, mas essa saída de frente me fez ir aos boxes trocar de kart, e cometi meu erro crasso, ao pegar o kart #5, esse estava de mal a pior. Não tinha motor, pneus literalmente cheios. Completamente ruim."

cam2_480

Após sua largada com o kart #5, Cláudio passou por outras dificuldades na corrida. Com a falta de rendimento do seu Kart, Claudio teve que andar no limite na maior parte do tempo para conseguir ser sempre o mais rápido possível, o que acabou causando um acidente que, para quem viu, foi um pouco assustador pela força da pancada.

“Tivemos duas largadas, na primeira, após uma confusão com a luzes, consegui costurar todos no grid e consegui a 1a posição mas a largada foi cancelada. Na segunda largada percebi mais ainda que o kart # 5 era ruim mesmo. Não consegui acompanhar o ritmo dos demais e acabei caindo para último. E no auge da minha ira, na entrada da reta dos boxes, o kart saiu demais de traseira, consegui corrigi-lo só que ao deixá-lo em linha reta, dei uma leva pisada no freio para arruma-lo e o kart literalmente saiu para a esquerda e fui direto para o muro, graças que tinha cascalhos o que fez o kart pular e parar, porque senão eu teria me esborrachado no muro e as conseqüências poderiam ser piores.”

cam2_510

Depois das frustrações, Claudio terminou sua corrida com a intenção de tirar o melhor proveito do novo equipamento que tinha e fazer as voltas mais rápidas possíveis e conseguiu terminar com a 11ª melhor volta da corrida com 55s620.

“Sai extremamente fulo do kart #5 e sai andando, já totalmente desiludido com a corrida, fui aos boxes apenas para pegar um kart descente e terminar a prova e dar jus ao valor pago pela etapa. Peguei o kart # 37 se não me falhe a memória, no começo fui conhecendo o mesmo e aos poucos fomos nos entendendo. Consegui recuperar a volta de dois oponentes, mas mesmo assim, minha saga foi para esquecer. Terminei em último e para variar, tomei mais uma bandeira de ADV. "

cam2_472

Cataldo teve sorte um pouco melhor em sua corrida. Foi sorteado com um kart que já conhecia antes, o #12. Este kart já trouxe boas alegrias para Cataldo em um evento entre clubes de kart amador realizado em Janeiro deste ano e, na ocasião, Cataldo chegou na sexta posição ajudando sua equipe/clube a ser o segundo colocado na classificação final.

Entretanto, não só de alegrias foi feita a corrida de Cataldo. Ao sair do Box, notou que seu motor tinha algum problema, pois estava falhando e claramente sem potencia, após a primeira volta voltou imediatamente para o Box para tentar arrumar.

“ Quando sai dos boxes, vi que o motor do kart tinha algum problema pois por mais que pisasse no acelerador, o motor não enchia e me deixava a 20km/h no meio da maior reta da pista. Fui imediatamente para o Box desolado com a possível necessidade de trocar de kart. Insisti ao mecânico que desse uma olhada no motor e, felizmente, ele conseguiu resolver o problema na hora e voltei pra pista com o kart #12.”

cam2_481

De volta a pista, Cataldo fez o terceiro melhor tempo do Warm-up e largaria na sexta posição devido ao regulamento da etapa.

Já na largada, Cataldo pulou para a quinta posição e partiu pra cima dos adversários que estavam a sua frente e travou uma linda batalha pela quarta posição com outro piloto e, em uma manobra excelente, conseguiu a posição.

“Eu sabia que tinha um kart mais regulado que o piloto que estava a minha frente e sabia também que eu tinha que estar bem próximo a ele na saída de curva antes da reta principal para tentar alguma coisa. Quando consegui isso, peguei o vácuo no meio da reta e na freada da curva seguinte, já estava tomando a linha de dentro para ganhar a posição. Foi muito emocionante.”

A partir daí, Cataldo foi literalmente caçado pelos pilotos que estavam nas posições atrás e defendeu sua posição durante toda a corrida contra pelo menos 4 pilotos diferentes.

cam2_587

Por mais de 15 voltas, Cataldo conseguiu sustentar sua 4ª posição e caminhava bravamente para um pódio sólido e muito merecedor. Mas na penúltima volta, após um choque acidental com o piloto que vinha disputando posição, Cataldo foi tocado e perdeu assim o quarto posto conseguindo manter a quinta colocação e o seu primeiro pódio na temporada 2010 da Kart Masters.

cam2_588

Este seria o segundo pódio da equipe PaddockGP que vem fazendo um belo trabalho na pista de Interlagos nesta temporada.

cam2_616

A próxima corrida é no dia 15 de maio no mesmo Kartódromo de Interlagos. Quem quiser presenciar, será muito benvindo.

Tratemos novidades na transmissão desta etapa aqui no blog.

Obrigado pela atenção.

Crédito das Imagens: Site Oficial Kart Masters

 

++

3 comentários:

Claudio Souza disse...

muito bom o texto Cataldo, esse é o caminho...

Unknown disse...

agora, vai c pódio atrás de pódio pra vcs... mas v c deixa uns troféuzinhos pra mim qdo eu chegar na prata! hehehehe

abraços!

Luis Carlos disse...

Amigos, conhecem o site www.bolaof1.com.br ?

Vamos armar um bolão do blog lá?
LC