domingo, 4 de abril de 2010

GP da Malásia e emoção que não percebemos!

O GP da Malásia tinha grandes expectativas de ser tão bom quanto o ultimo GP da Austrália.

A chuva foi a maior ausência que sentimos neste domingo. Sua presença era certeza de uma corrida empolgante, com várias oportunidades boas para pularmos da cadeira vibrando com as manobras, como fizemos na semana passada. Ao contrário de tudo o que sabíamos e esperávamos, a chuva não veio e a corrida foi debaixo de sol do inicio ao fim.

Mas tínhamos um plano B, afinal, depois de um treino classificatório único, alguns dos melhores pilotos largariam no final do grid e todos partiriam pra cima em busca de posições importantes! Massa brigaria com Hamilton, Alonso com Button, todos brigariam contra todos.

Quase!

Na largada tivemos um dos únicos momentos de emoção coletiva com muitas trocas de posições e freadas com direito a queima de pneus. Vettel, que largou em terceiro, fez uma saída fantástica e assumiu a ponta que era de seu companheiro Webber.
Não sei se todos que assistiram o inicio da prova conseguiram perceber esses acontecimentos devido a narração ridícula do cara mais incompetente que já vi ter o titulo de jornalista profissional.
Enquanto todos os pilotos de ponta que largaram do fundo do grid ultrapassavam todos os pilotos das equipes estreantes, aquele cidadão responsável por nos trazer informações durante as corridas parecia estar desavisado do que acontecia, parecia que não tinha nenhuma TV em sua frente com as imagens que nós tínhamos em casa.
Além da torcida clara por um dos pilotos brasileiros, este rapaz (que me recuso a dar espaço a ele no meu blog citando seu nome) consegue criticar todos os que tem postura de piloto de verdade. Todos são irresponsáveis por buscar posição, por honrarem os milhões que recebem. Crucificou Hamilton por sair a caça de seus pontos insinuando inclusive que seu carro por ser ilegal dentro do regulamento. Tudo isso, porque deixou Felipe Massa para trás. Não tenho nada contra o brasileiro, apenas contra este merda que é o responsável por narrar o que mais gostamos de ver, infelizmente.

Hamilton, o mais denegrido pelo narrador, largou bem e não tomou conhecimento de mais ninguém. Deixou todos pra trás e ignorou a perseguição por poucos minutos que Massa esboçou fazer no inicio da prova.
Atacou a todos sem dó e, quando precisou se defender, lembrou dos vídeos em que assistia as disputas de Senna X Mansell e ignorou a tão chata regra de assumir apenas uma linha de defesa. Fez zigue-zague na reta de chegada contra Petrov e, quando foi avisado pela equipe que tomou uma advertência, pensou “valeu a pena, estou na frente!”. Pensamento que mais pilotos deveriam ter ao assumir riscos ao realizarem pilotagem de verdade.
Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/25 
Formula One World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Race, Sepang, Malaysia, Sunday 4 April 2010.Após uma corrida limitada devido aos problemas no cambio, Fernando Alonso abandonou a corrida nas ultimas voltas enquanto buscava incansavelmente Jenson Button para ganhar sua posição e não perder a liderança do campeonato. O esforço foi tanto que teve seu motor estourado na curva 1 logo após conquistar a posição do britânico em uma manobra que me surpreendeu pela agressividade, coisa que o espanhol vem mostrando em todas as etapas até aqui. Nenhum dos seus resultados caiu no colo, a vitória no Bahrein, o quarto lugar na Austrália e o que viria a ser o oitavo lugar na Malásia, foram frutos de corridas difíceis com luta por cada posição que construiu o resultado final do espanhol.
Junto com Lewis Hamilton, acho que Fernando Alonso merece muito ser campeão de 2010. Se o titulo ficar com um desses dois fantásticos pilotos, estarei feliz ao término da temporada.
Ferrari F10 of race retiree Fernando Alonso (ESP) Ferrari.
Formula One World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Race, Sepang, Malaysia, Sunday 4 April 2010.Na foto acima, o motor estourado de Fernando Alonso.

E tudo isso ajudou Felipe Massa a ser o novo líder do campeonato. Sendo assim, temos um líder que participou de trenzinhos em todas as três etapas do campeonato, não lutou por posições de forma ofensiva como Hamilton, Alonso, Button etc. Um líder sem graça, mas inteligente o bastante para preservar pontos que podem ser importantes na reta final da temporada que vem se mostrando mais competitiva do que nunca. Basta olharmos os sete melhores colocados na tabela, separados por apenas 9 pontos.
Fernando Alonso (ESP) Ferrari F10 leads Jenson Button (GBR) McLaren MP4/25.
Formula One World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Race, Sepang, Malaysia, Sunday 4 April 2010.

Ah, claro!

Lá na frente, em uma corrida a parte com seu companheiro Webber, Vettel venceu praticamente de ponta a ponta sem maiores dificuldades.
Isso mostra a força do RBR6, carro da Red Bull até aqui. E mostra também, o quanto os problemas que a equipe teve nas duas primeiras etapas, beneficiou a competitividade do campeonato, caso contrário, Vettel já seria o líder isolado com 3 vitórias.
Race winner Sebastian Vettel (GER) Red Bull Racing RB6 celebrates in parc ferme.
Formula One World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Race, Sepang, Malaysia, Sunday 4 April 2010.

Obrigado a todos e nos vemos novamente em duas semanas, com o GP da China.

Até a próxima.

Créditos das imagens: GP Update

++

Um comentário:

Claudio Souza disse...

Fantástico Cataldo.
Você conseguiu em poucas palavras definir exatamente o que eu penso também, sem nós termos nos comunicado. Realmente, a narração oficial está péssima e de uma má qualidade gritante. Hamilton é o piloto que hoje em dia, nos faz valer a pena grudar na TV e assistir as corridas. Alonso, no qual não gosto, tem se demonstrado um piloto combativo, Kubica idem, Vettel e Webber estão sobrando com a Red Bull e o Massa não tem sido brilhante mas tem sido constante e de certa forma inteligente, vem colhendo pontos sem criar alarde e no final do campeonato pode se beneficiar, só que, para isso, precisa mostrar mais, porque se ficar nesse estilo, Vettel, Alonso e Hamilton irão passa-lo na classificação.

Parabéns Hermano!