quarta-feira, 21 de abril de 2010

Amigo de Paddock! – Ricardo Menegueli

“Hello Hello, amigos leitores do Paddock Info.

Pra iniciar este post, meu nome é Ricardo Menegueli, companheiro de pistas do Cataldo e do Hermano.

Como todo apaixonado por velocidade de um modo geral, meus palpites são contrastantes, e geralmente com o Cataldo, geram uma polemica de leve. hehehe…

Quando eu falo de F1, me lembro do nosso ícone, Ayrton Senna, e também sou daqueles que acha que o nosso herói infelizmente foi cedo demais e teria nos dado muito mais alegrias se vivesse para terminar sua carreira.

 

A F1 dos últimos 2 anos tem me surpreendido corrida após corrida. Confesso que sou daqueles que numa corrida chata dou aquela cochilada e acordo somente no pódio, e isso raramente tem acontecido. Excelentes pilotos estão nas equipes de ponta e medianas, Gerando um verdadeiro rodízio de heróis e vilões dos nossos tão felizes finais de semana de GP.

O que dizer do Kubica com a (ainda) modesta Renault brigando mais do que pelo posto de quinta equipe?

Ou do Vettel com seu jeito moleque de desfilar pelo paddock com o sorriso de um recém-adulto que esta conquistando o mundo com um jeito nada alemão fora das pistas, mas nos dando o privilegio de ver um piloto extremamente maduro e agressivo desde seus primeiros GP`s na F1?

 

Falando em alemão, meu principal pitaco (sempre passionista) no post que eu considero um “enorme presente de aniversário”, vai para M. Schumacher. Tudo bem, todos esperávamos muito do nobre ser, dono de todos os recordes que condizem com talento na F1, mas eu considerei a volta dele um enorme engano de marketing pessoal. O homem tem 41 anos, contra uma juventude que copiou e aprimorou seus movimentos em pista, provando que a evolução do piloto, ou do atleta em geral, está cada vez mais relacionado a seus ídolos, e um ídolo sempre vai virar sua meta.

Não o considero um “loser” no meio da garotada, mas sim que ele esta vendo de dentro da pista o legado que ele deixou, implantado inicialmente pelo Senna. O perfeccionismo, o absolutismo, a vontade de ganhar milésimo a milésimo um campeonato, desde dentro das pistas ate no ajuste do carro.

Honestamente, tenho por mim que ficaria mais bonito pra ele aproveitar isto para repassar aos novatos, como criar um programa de jovens pilotos para repassar este legado diretamente, ou procurar uma categoria onde veteranos se digladiam nas pistas, como forma de gastar sua competitividade, sem gastar sua imagem perante o publico. Hoje, as pessoas que gostam de automobilismo começam a questionar se seus títulos não foram culpa dos carros espetaculares, juntamente da manipulação da escolha de pilotos que, estariam dispostos a não oferecer perigo direto para si.

 

Não acredito em nenhuma destas (apesar do episodio do “Let Michael pass for championship” em 2002), mas creio severamente que ele optou erroneamente em seu retorno, tudo porque o “barão vermelho”,cometeu um erro parecido com o que ocasionou a morte, no mesmo dia 21 de abril o qual nasci, do lendário aviador que herda originalmente o apelido; um, morreu travando batalha, pois não saberia fazer outra coisa se não voar e batalhar - o outro esta sucumbindo perante os pilotos (e candidatos a gênio) mais novos, pois não se acertou fazendo outra coisa, que não fosse correr.

Um enorme abraço aos leitores, e espero de coração que gostem, da mesma forma que adorei escrever para vocês!

Ricardo Menegueli (@rmenegueli)

Imagens:

34393Robert Kubica002

Kubica no pódio do GP da Austrália, provando que piloto ainda faz a diferença na F1.

58797269

O sorridente alemão cativa no paddock com seu carisma, e mostra as garras a bordo de seu monoposto.

Schumacher-returns-02

Comemorando uma de suas 91 vitorias. Feito incontestável, ou conseqüência do conjunto carro/fiel escudeiro?

Schumacher_01

Vida dura e um sonoro 4 a 0 para Nico Rosberg, seu companheiro de equipe.

800px-RoteBaron

Manfred A. F. von Richthofen (2 de maio de 1892  — 21 de abril de 1918) 80 batalhas aéreas ganhas, e sua aeronave mais famosa, a Fokker Dr. I.

 

++


Um comentário:

Claudio Souza disse...

Adorei o Post Menegueli!
Seu ponto de vista é certeiro. O que acontece com o Schumacher hoje é muito parecido o que aconteceu com o Nigel Mansell nos idos 1994/1995, alguém se lembra?
Não estou comparando apenas recordando algo semelhante.
Sobre o aviador, legal, vou pesquisar sobre pois fiquei curioso, apesar do sobrenome von Richthofen ter me lembrado daquela assassina que matou os pais de mesmo sobrenome...

Abraços

ps. Feliz Aniversário!