domingo, 27 de setembro de 2009

3 em 1…

Bom dia, pessoal!

Hoje de manha tivemos o GP de Cingapura e a estréia do Blog Paddock Info na cobertura das corridas e por sorte de estreante ou não, eu acertei o meu palpite de ontem com vitória de Hamilton, certo que errei e feio o restante do pódio, mas o que vale é sempre a vitória.

Em uma corrida chata e decepcionante no quesito de emoção, na qual nem mesmo a largada provocou algo divertido. Tivemos praticamente 3 corridas dentro da mesma pista, o que me fez lembrar de outras categorias.

Tamanha era a diferença de importâncias entre uma disputa e outra, ficamos aproximadamente 30 minutos sem ver imagens de Kimi Raikkonen e Giancarlo Fisichella, que faziam entre si a quarta e quinta corrida na pista, quem sabe.

Na corrida 1 da pista...
De ponta a ponta, Hamilton com uma performance segura e consistente, venceu mais uma nessa temporada pois já havia levado o GP da Hungria e quase o GP de Valência.
Não teve problemas e também não foi ameaçado, foi só manter a concentração até o final da corrida para colocar mais uma na conta da McLaren.

Logo atrás, um surpreendente Timo Glock na segunda colocação levando a Toyota a mais um pódio. Sorte? Duvido pois acredito que o Glock é um bom piloto mas em uma equipe sem futuro. Mas ele apostou certo pois tinha que provar que ainda era bom para F1 quando foi campeão da GP2.

Em terceiro, Fernando Alonso provando cada vez mais que esta no lugar errado desde o ano passado. Certo que dinheiro, fama, titulo e status não trazem felicidade (sic), mas na F1 é essencial. Anda demais o espanhol, isso é fato. Mas com o carro que tem na mão, quando tem muita sorte aliada a sua corrida, consegue ainda pouca coisa.

Na corrida 2 da pista...
Button Vs. Barrichello. O duelo mais esperado do final de semana! E quem se deu melhor foi o inglês que, mesmo largando atrás e mais pesado, ganhou a vantagem para o companheiro no Box.

Esse resultado deu uma tranqüilidade temporária a Button que aumentou sua diferença de 14 para 15 pontos com 3 corridas faltando para o final da temporada. Se Button vencer no Japão, tem grandes chances de garantir o titulo lá mesmo. Isso vai depender de Barrichello.

Na largada, Rubens não conseguiu passar o numero de carros necessário para abrir uma boa vantagem para Button e por isso, andou em ritmo abaixo do que precisava. Button aproveitou e quando pode, andou mais rápido. Após o pitstop, Button chegou a abrir 10 segundos de vantagem para Barrichello.

Na corrida 3 da pista... o resto!
Sim! O resto! Pois a cada etapa que passamos, alguns carros e pilotos são tratados cada vez mais como coadjuvantes! Vamos aos comentários individuais para alguns pilotos:

Romain Grosjean (Renault): Saiu logo no inicio da corrida. Não esta fazendo nada que o Nelsinho não faria.

Nico Rosberg (Williams): Uma das maiores penas da corrida pois vinha muito bem na segunda posição após uma ótima largada. Após o primeiro pitstop, escorregou na saída do Box e passou da área permitida.

Sebastian Vettel (Red Bull): Apesar de largar em segundo e terminar em quarto, teve uma corrida muito movimentada com direito a Drive-Through por velocidade no Box. Poderia ter ido muito melhor. Mas pelo o que aconteceu, dos males o menor.

Heikki Kovalainen (McLaren): Chegar em sétimo quando o seu companheiro domina a corrida de ponta a ponta, é pedir pra ser trocado em 2010.

Kimi Raikkonen (Ferrari): Corrida discreta e vergonhosa para a Ferrari. Kimi fez o que pode correndo a maior parte da corrida em 12º e terminando em 10º.

Adrian Sutil (Force India): Pelas características da pista, seu carro não andaria bem mas esperava bem mais do piloto que surpreendeu todo no ultimo GP.

Na parte das equipes, nada a acrescentar pois tudo o que for dito, cairá na repetição, afinal quem gosta de ler toda as etapas que a Ferrari poderia estar melhor e que fez um carro bomba? Que a BrawnGP já é a campeão de equipes? Que a Red Bull desistiu de ambos os campeonatos? Que a Toro Rosso sem Vettel e Berger, não é nada? Pois é, tem coisas que não mudam...

Com o pódio de Glock, a Toyota soma mais um pódio na sua longa e extremamente cara carreira dentro da F1. Esta ai uma equipe que prova que dinheiro não é tudo, mesmo em uma F1 cada vez mais cara como a que vivemos hoje.

O que é confirmado a cada etapa, sem duvida nenhuma é a evolução da McLaren na segunda metade do campeonato. Para quem lutava para passar para o Q2 e sonhava com o Q3, fazer poles e vencer corridas mostra algo sensacional no desenvolvimento do carro.

A Force India decepcionou com algo que já era esperado. Com o fim das pistas com baixa pressão, o time de Sutil e Liuzzi voltou ao pelotão do fundo. Uma pena pois eu realmente fico feliz de ver uma equipe nova e pequena andando na frente.

O campeonato fica embolado concentrando a disputa entre Button e Barrichello. Fato é que o titulo fica com um dos dois. A distancia de 15 pontos para Button em 3 corridas restantes é favorável, mas não é uma missão impossível para Barrichello, principalmente se compararmos essa temporada com a de 2007 na qual Kimi Raikkonen, discreto durante o ano inteiro, descontou 17 pontos em 20 possíveis nas duas ultimas corridas.

Eu lembro de Interlagos em 2007... Nunca passei tão mal assistindo uma corrida e nunca vibrei tanto com um resultado final! Foi simplesmente sensacional o final de temporada de 2007.

Mas isso eu deixo para o Hermano comentar, afinal ele é o especialista na história da F1 em nosso blog!
Obrigado a todos e comentários são benvindos!

Resultado final:
finish
Alonso com a melhor volta da corrida! Esse espanhol, se fosse brasileiro seria o mais amado pela equipe de transmissão oficial!

largada
A primeira de milhões de chicanes inúteis no traçado de Cingapura recebendo a primeira volta.

kimi
Se a TV não mostra, nós mostramos Kimi Raikkonen!

5 comentários:

Gustavo Rocha disse...

Parabéns pelo blog, os textos estão sensacionais e com um conteúdo de muita qualidade!

Quanto ao GP de Cingapura, nada muito diferente do esperado. Acho que a maior surpresa mesmo foi a Toyota na segunda colocação. Vamos ver se não é só mais um cavalo paraguaio aparecendo na F1...

Abraços e sucesso!

Anônimo disse...

O texto ficou sensacional! Eis que surge um grande comentarista. Parabéns pelo conteúdo, e que venham fortes emoções.

Sucesso!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelos posts e sucesso nessa jornada, my friend!

Minha opinião é que o GP de Cingapura definiu o campeonato, pelo fato do Button ter chegado na frente do Rubinho. Ainda faltam 3 etapas,mas não vejo grandes perspectivas.

Enfim, vamos aguardar e torcer!

Parabens e sucesso man.
Felipe

Diego Martinez disse...

A descrição da corrida bem detalhada... Gostei do blog, começou com o pé direito...

valeu

Victor Pollak disse...

Caraca mano!!!
Parabéns pelo seu Blog!!! Mandou muito em tudo cara!!!