sábado, 4 de agosto de 2012

A um passo da Genialidade


A bordo de um carro inferior, Fernando Alonso está dando um show na concorrência.

O ano de 2012 não começou bem para Fernando Alonso. Após as primeiras voltas com a nova Ferrari F2012, o espanhol deu amostras de que o ano seria perdido. Sem demonstrar desânimo mas ciente das dificuldades que encontraria, Alonso uniu-se ainda mais com a equipe e focou-se em melhorar o errático F2012. A primeira etapa evidenciou uma superioridade da McLaren, o que deixou claro para os italianos de que um título esse ano seria praticamente impossível.

O espanhol causava estranheza ao afirmar que, mesmo com um carro errático, lutaria por poles e vitórias. Era quase uma voz solitária ao afirmar que faria de tudo para lutar pelo título mas que faltava muita coisa a fazer.
Quase todos acreditaram que a Ferrari era ruim, e de fato é, pelo menos era, hoje é um carro mediano, vide desempenho do companheiro de equipe Felipe Massa.

Vitória Inesperada na Malásia
Eis que Fernando Alonso conseguiu uma inesperada vitória na Malásia. E de lá para cá, não parou mais de nos brindar com desempenhos acima da média. Sua vitória em casa, em Valência, apenas coroou a fase sensacional que se encontra o espanhol.

O sentimento para os amantes do automobilismo é de que Alonso está se tornando "gênio", e a gora será muito dificil ele perder este campeonato. Muitos pilotos na história da categoria "roeram o osso" até conseguir o seu tricampeonato. Tivemos alguns casos na história como o de Niki Lauda, que após ser bicampeão mundial e sobreviver a um gravíssimo acidente em Nurburgring, saiu da F1 e voltou anos depois para conseguir o terceiro título. Nelson Piquet é outro exemplo, após conseguir o bicampeonato pilotando a Brabham, esperou quatro anos para conseguir o tricampeonato pela equipe Williams. O mais recente caso é o de Michael Schumacher. Após conseguir o bicampeonato pela Benetton 1994/95, "roeu o osso" por cinco anos na Ferrari até conseguir o "tri" no ano 2000 após luta dramática contra seu rival Mika Häkkinen. 

Bicampeonato Mundial pela Renault 2005/06

Período 2007/2011 - A fonte secou
Temporada 2012 - A um passo da genialidade

O que torna semelhante todos estes fatos em si foi que, todos estes pilotos, após conseguir o terceiro título mundial, foram alçados a categoria de "gênio". Não apenas por consegui-los de maneira convincente, mas também, por terem "sofrido" e "ralado muito o osso" para chegar a tal júbilo. Esse meio-tempo entre o segundo e terceiros títulos serviram para estes pilotos amadurecerem e crescerem como pilotos, sendo assim, tornando-os mais completos.

Hoje em dia, não existe (exceto Michael Schumacher) piloto mais preparado, amadurecido e merecedor deste título do que Fernando Alonso. O espanhol foi bicampeão em 2005/06 pilotando para a equipe Renault, após o bicampeonato, foi alçado ao posto de "melhor piloto em atividade" e teve que conviver com altos e baixos. Perdeu o brilhantismo e o respeito dos demais no caso da espionagem da McLaren em 2007. Retornou para a Renault, e encontrou uma "terra arrasada". E para piorar sua imagem, foi envolvido no caso "Cingapuragate", quando o seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet foi ordenado pelo então chefe-de-equipe Flávio Briatore a bater propositalmente para favorecer o companheiro de equipe Alonso.


Sua ida para a Ferrari em 2010 era um desejo antigo do chefão da Ferrari Luca di Montezemolo. Ao ser confrontado com o novo companheiro de equipe Felipe Massa, o abismo que separa a categoria dos dois pilotos foi assustadora. Na sua primeira temporada foi vice-campeão mundial. No ano passado não conseguiu fazer frente a dupla Vettel-Red Bull, e após três anos de equipe começaram a pipocar as primeiras pressões vindas da diretoria ferrarista.

A resposta do espanhol foi imediata. A distância entre Massa e Alonso aumentou, Fernando tem toda a atenção da equipe, e o seu desempenho como piloto alcançou um nível extraordinário. 
Fernando Alonso está inspirado, merece o tricampeonato, e tudo leva a crer que este ano vai ser do coroamento deste novo gênio do esporte, basta tudo continuar como está, e teremos um novo integrante na galeria dos tricampeões mundiais de F1 que já conta com a presença de Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.


Fernando Alonso, muito perto do tricampeonato mundial.

por Claudio Souza
@claudiosgs

Um comentário:

Anderson Lopes disse...

Muito bom Claudio, resumiu tudo o que pensamos sobre. Parabéns!