Em um belo dia
Em 1991, na pista de Spa Francorchamps, Michael Schumacher fez sua brilhante estréia na F1. Mas somente uma bizarra circunstância e algumas espertezas do seu empresário Wili Weber o fez acontecer.
por Adam Cooper
Quem poderia pensar que um taxista de Londres Eric Court faria uma profunda contribuição para a história da Fórmula 1? A briga de Court com o piloto da Jordan Bertrand Gachot e sua luta por coloca-lo na prisão por tê-lo agredido abriram as portas da F1 para Michael Schumacher - razão pela qual fez ele correr como um avião supersônico em sua estréia.
Bertrand Gachot era o piloto titular da Jordan em 1991.
O GP belga era uma semana depois da decisão da corte britânica de prender Gachot por tê-lo espirrado gás de pimenta no rosto do taxista Eric Court. Isso fez Eddie Jordan ficar com um cockpit vazio e obviamente sem ter um piloto à vista. Veteranos como Stefan Johansson, Derek Warwick e Keke Rosberg eram os prováveis substitutos, mas estas estáveis estrelas eram também estrelas muito caras para o bolso de Eddie Jordan.
Foi então que um estreante com reputação (e com potencial grana) Schumacher apareceu na equação, e Eddie Jordan se interessou.
Jordan sabia muito pouco de Schumacher, mas Wili Weber com quem havia negociado uma possível venda de sua equipe de F3000, o informou a respeito.
Weber estava assistindo Michael pilotar para a Mercedes no Campeonato de Protótipos na pista de Nurburgring quando ficou sabendo da recente prisão de Gachot.
Ele ligou para Eddie: "Eu liguei para o Eddie na Espanha e disse 'Escute, eu tenho alguém muito bom para você!. Ele disse: 'Quem é esse Michael Schumacher?', respondeu 'Você sabe, o homem que venceu em Macau e Fuji.' Eddie: 'Ah sim, eu me lembrei, e você acha que ele é rapido o bastante?' Eu disse 'Ele é muito rápido!'".
Em 1991, Schumacher competia pela Sauber Mercedes no WSC
"Eddie queria saber se já tinha pilotado em Spa, e eu disse para ele: 'Eu acho que umas cem vezes' , o que era uma completa mentira, porque Michael nunca esteve em Spa! Ele disse que queria tempo para pensar e que não havia decidido nada. Eu liguei para o Eddie toda hora...".
Jordan consultou seu staff, que tinha uma idéia muito melhor sobre Michael Schumacher. O team manager Trevor Foster e o designer Gary Andersson queriam Schumacher no time.
Foster ficou particularmente impressionado com Michael em uma corrida na qual ele foi o segundo colocado, na F3000 japonesa em Sugo, um mês antes. Seu desempenho foi recordado em uma matéria de duas páginas na revista inglesa Autosport - atraindo bastante a atenção de pessoas do meio.
Foster, que lembrou do impacto da matéria, recordou: "Eu estive em algumas corridas no Japão, e eu vi o quão dificil era." "Aquele garoto tinha habilidade."
Mas Eddie Jordan estava muito interessado em Keke Rosberg, mais pela credibilidade que daria a equipe. Ele me ligou e nós conversamos sobre isso, e nós o alertamos que deveríamos ir com o Michael Schumacher. Eddie disse: "Mas ele é inexperiente". E eu disse: "Você parou para pensar que o Keke tem 43 anos?" . "Ah é? eu pensei que ele tinha somente 38!" respondeu Eddie.
Enquanto isso, Wili Weber continuou persuadindo Eddie...
Weber recorda: "Eu disse 'Quanto você quer para um teste?' Eddie disse £80.000 , e eu disse 'Ok, nós pagaremos isso'. Depois do teste você decide o que você quer' no fim do dia eu conversei com ele."
E ficou combinado que a decisão final de quem pilotaria o J191 seria após o teste de Schumacher em Silverstone. Então depois da corrida de Nurburgring, Michael, Wili e Jochen Neerspasch da Sauber Mercedes vieram para a Inglaterra, primeiramente para visitar a Arrows e depois ir para a equipe Jordan. Depois de moldar o banco, Michael foi para o circuito de Silverstone para o primeiro teste. Ele estava assistido por Trevor Foster, o gerente comercial Ian Phillips e três mecânicos. Eddie Jordan estava de viagem, na Espanha, esperando pelas informações por telefone.
Schumacher em Silverstone, a estréia impressionante
A tranquilidade de Schumacher impressionou
Phillips relembra: "Um dos caras veio até mim e disse 'Bem, ele não deixou o motor morrer, então parece que ele tem jeito para o negócio...'
Após apenas quatro voltas, Trevor e eu estavámos atrás de uma curva assistindo, e Trevor disse: "Eu acho que é melhor chamar ele para entrar nos boxes, ele está indo muito rápido - mas vamos ligar para o Eddie e dizer a ele que encontramos alguém muito bom!".
Weber gargalhou ao se recordar "Logo após umas voltas de aquecimento, Michael estava indo muito rápido e Trevor estava todo preocupado e assustado com o que estava vendo."
Foster confirma Weber "Ele estava derrapando nas quatro rodas e mantinha incrivelmente o controle do carro nas curvas. Os discos dos freios estavam incandescentes após duas voltas e ele estava pilotando como se já conhecesse o carro há anos."
"Ele fez em torno de 10 voltas, e eu disse 'traga-o para os boxes'. Eu disse para o Wili 'Você tem que avisa-lo que temos que pegar este carro para ir para Spa à tarde, e essse será o motor para sexta e sábado. Nós temos que ter muito cuidado. E esta me parecendo que ele está dando tudo de si hoje sem necessidade."
"Ele voltou e fez mais 10 voltas - e foi tão rapido quanto nós fomos aqui com o Andrea de Cesaris e o Bertrand Gachot. Eu liguei imediatamente para o Eddie e disse 'esse cara é incrivel. Ele é especial'.
Enquanto o carro era carregado para o caminhão, Jordan concordou que Michael pilotasse o J191 em Spa-Francorchamps. O preço foi de £150.000 , que por coincidência ou não era o preço cobrado pela Cosworth para a manutenção de seus motores. Neerspach confirmou que a Mercedes garantiria o dinheiro, e os patrocinadores Dekra e Tic Tac completariam o patrocinio.
Schumacher em Spa, um desconhecido em busca do sonho.
Eddie Jordan e Michael Schumacher, o patrão desconfiava de sua inexperiência.
"Eu estava muito próximo de colocar o Stefan Johansson." - admitiu Eddie. "Para ser honesto, e eu sei que soara bizarro após todos estes anos, tudo isso ocorreu por causa do dinheiro. A Mercedes estava preparada para trazer a Alemanha de volta à F1, e eu queria ser esta porta de entrada."
Acordo feito, Michael e Wili foram para a casa. Na quinta-feira eles viajaram até Spa no Mercedes 230 coupé de Schumacher, e na chegada, Wili confessou a mentira que contara para Eddie.
Weber: "Eu disse 'Escute, eu disse para o Eddie que você conhece a pista muito bem porque você correu aqui muitas vezes' . Michael disse 'Não, isso não é certo, eu nunca estive em Spa', ele disse 'Wili, nós precisamos avisar o Eddie!'".
"Então eu disse 'Eddie eu preciso te falar que eu me enganei com as pistas, não era Spa que o Michael tinha pilotado, e sim em Zolder.' Ele respondeu 'Seu idiota, o que nós vamos fazer agora?' Eu disse: 'nada, agora deixa ele ir'.
Andrea de Cesaris concordou em levar o novato para conhecer a pista em um carro de passeio mas Michael teve que esperar pacientemente o veterano italiano encontrar tempo disponível.
Trevor disse a Michael que ele tinha perguntado ao italiano se ele iria ajudar o novato a conhecer a pista, e escutou do veterano: ""Eu estou um pouco cansado agora."
A reação de Schumacher foi instantânea e caracteristicamente decisiva. Ele pegou uma bicicleta do seu carro, subiu nela, e foi dar uma volta no traçado belga.
Decidido a conhecer o traçado, subiu na bicicleta e fez duas voltas por Spa.
De Cesaris nunca encontrou tempo disponível para ajudar o novato alemão, e após duas voltas de bicicleta pelo traçado belga, Michael e Wili foram se acomodar em uma pousada próximo a Spa.
"Quando chegamos, nós não encontramos vagas em hotéis." disse Weber, "Então nós ficamos em uma pequena pousada um pouco fora de Spa. Tinha duas pequenas camas, e no meio tinha um banheiro e um pequeno lavabo. Michael estava acomodado na cama esquerda e eu na cama direita. E eu me recordo que nós dormimos em cima do caminhão. Era um tremendo fim de semana para mim. Michael provavelmente não tinha se dado conta, mas eu sabia o quão importante era estar na Fórmula 1".
Treinos livres de sexta-feira e Michael foi para a pista.
Schumacher em ação em Spa.
"Ele estava lá muito bem preparado." diz Foster , "Ele estava sempre entre o 8º e 10º lugares." . Eu o chamei para os boxes e ele disse: "Eu quero que saia um pouco de traseira aqui, um pouco de dianteira ali..." . Pode soar um pouco estúpido agora, mas eu disse: "Esse é o seu primeiro GP, você está indo muito bem, mas você tem todo o fim de semana - você não está passando um pouco dos limites, não acha?"
"E ele disse com muita calma 'Não, eu estou dentro dos limites e eu não estou passando do limites' disse Michael tranquilamente."
Eu estava na garagem da Jordan assistindo aos monitores de tempos com Murray Walker, e eu nunca esquecerei o que ele me disse: "Você deve estar presenciando a estréia de alguém muito especial, você não acha?".
"Ele teve um pequeno vazamento de água", disse Trevor Foster, "O que quer dizer que nós teríamos que tirar o motor do chassi e trocar a bomba d'água. Entretanto, Andrea de Cesaris aparentemente teve um problema com o seu carro, não estava com boa dirigibilidade, então ele teria que ir no carro reserva. Nós colocamos Michael no carro do Andrea, trocamos o banco, ligamos o motor e ele foi para a pista. Ele foi mais rápido que o Andrea."
Michael no carro de Andrea, mais rápido que o veterano italiano.
Mais tarde, Michael se complicou na curva Bus Stop quando Alain Prost retardou sua freada mais do que o normal.
Ian Phillips recorda: "Ele e eu estavámos na torre de controle porque ele se atreveu a ultrapassar Alain por dentro da chicane, e os comissários queriam saber o porquê. Michael simplesmente disse que Alain Prost estava muito lento - e no seu caminho. Eu pensei "Sim!" e pensei também que finalmente tinha aparecido alguém que iria estremecer o circo.
Schumacher estava em um ótimo 8º lugar nos tempos de sexta-feira, no primeiro treino oficial.
"Nós nos sentamos para conversar", disse Foster, "E tudo foi muito fácil. Ele não estava estressado com aquele mundo. Andrea disse que estava tendo problemas com as duas curvas da Eau Rouge. E eu me virei para o Schumacher e perguntei: 'Isso tem acontecido com você também?' Ele disse 'Estava sim, mas eu encontrei após três voltas que se nós mantermos pé embaixo em quinta marcha, e pisar um pouco no freio no meio das duas curvas, o carro se comportava melhor'. Andrea ficou estarrecido. Ninguém tinha feito isso até então, mas ele estava fazendo tudo a sua maneira. Era tudo muito natural. Nem ele estava se dando conta da imensidão daquele mundo da F1."
Michael e Wili foram a uma pizzaria de Spa, e eles ficaram perto de uma mesa que eu estava, então nós tivemos uma longa conversa de como tinha sido seu primeiro dia. O lugar estava cheio, mas nenhuma pessoa reconheceu Michael Schumacher.
7º lugar no grid aumentou a atenção da mídia.
Ajudado por uma penalização dada a Riccardo Patrese, Schumacher foi alçado a 7º posição no sábado, apesar de ter perdido sua melhor volta por causa do tráfego na pista. Somente uma vez um carro Jordan largou melhor que a décima posição. Até Ayrton Senna percebeu que Michael Schumacher era "alguém especial".
Weber recorda: "Nós conversamos a noite toda sobre o carro e o quanto era rápido. Ele me disse que poderia ir de pé embaixo na curva Eau Rouge e que estava impressionado com tudo, com a dirigibilidade do carro. Eu nunca o senti nervoso. Ele estava tranquilo, como atualmente é hoje."
Como Phillips recorda: "Eu me lembro de nós estarmos a poucos passos da nossa assistente de imprensa. Na época, era óbvio, ele também estava interessado tanto nas garotas quanto nas corridas. Depois que algumas belas garotas passaram por nós, eu pensei: "Esse é o cara!".
Michael estava em 4º lugar no warmup, então pensamos que tudo estava ok. Ele tinha tido algumas largadas ruins no Campeonato de carros protótipos, mas ele fez uma largada brilhante em Spa, ultrapassando Nelson Piquet e Jean Alesi. O brasileiro estava convencido que o novato havia queimado a largada. Na curva "La Source" ele estava por dentro e quase foi batido por Gerhard Berger.
Momento de concentração antes da largada.
Eddie e Schumacher nos boxes de Spa.
Trevor Foster dandos conselhos ao jovem alemão.
Ele estava em 5º lugar quando os carros estavam descendo a montanha em direção a Eau Rouge. Mas no meio de uma das curvas da mítica curva ele diminuiu de repente, e acabou quase antes de ter começado.
A verdade sobre o porquê de sua embreagem ter estourado não tinha sido revelada até a divulgação desta matéria. Enquanto isso, De Cesaris estava à caça de Ayrton Senna pela liderança da prova quando seu motor estourou a três voltas do final. Ele tinha largado em 11º lugar. Então era claro que Michael Schumacher poderia ter vencido em sua corrida de estréia na Fórmula 1.
"Ele estava desapontado, porque ele estava apaixonado pelo carro da Jordan." disse Weber. "Ele queria somente sentir o carro, sentar no carro e pilota-lo até o limite. Essa era a sua meta."
Na outra semana, Michael Schumacher testou mais uma vez o J191 em Silverstone. Contudo, em Monza ele apareceu sentado a bordo do Benetton B191, mas essa é outra história para outro post...
Jordan J191 Ford de nº 32 - o carro da estréia
Ele estava preparado para vencer - Mas passou dos limites da máquina
Michael atordoou Andrea de Cesaris por casualmente mencionar em uma reunião da equipe que ele tinha usado um pouco o freio em plena 5ª marcha na curva Pouhon, bem no limite das duas curvas da Eau Rouge. Mas foi uma experiência não muito boa com os pedais porque isso lhe resultou no abandono precoce da corrida.
"No tempo em que a Cosworth não permitia você correr com uma embreagem com três platôs", disse Trevor Foster. "E ficou muito pesado para o virabrequim. Então nós usamos uma embreagem com dois platôs".
"Era um pouco marginal, para ser honesto. Nós preparamos uma nova embreagem depois do warmup, porque o Michael queixou-se da embreagem pela manhã."
"Ele fez um simulado de largada no grid falso, foi para o grid real e fez uma boa largada. Ele saiu da 7ª posição para a 5ª e tomou a linha de dentro da La Source."
"O J191 era um carro monocoque, com um simples amortecedor sem a barra estabilizadora frontal, então era um carro muito duro na frente. E durante o hairpin você tem uma baita saída de frente, e por você estar com um giro de motor baixo, o motor tende a te empurrar."
"Michael pensou 'eu vou afundar o pé na embreagem e vou deixar as rodas motrizes livres durante a curva', e ele fez uma nova largada. Ele fez exatamente isso para fazer a primeira curva bem por dentro, e teria feito uma bela descida para a Eau Rouge. Mas isso significou que a embreagem teve duas massivas largadas em 300 metros. E a embreagem não aguentou."
"Nós tiramos a caixa de câmbio do chassi após a corrida, e o câmbio caiu peça por peça. E nada sobrou. Isso foi resultado de um pouco de inexperiência. Mas, conforme ele foi aprendendo os segredos do carro fórmula, ele foi se aperfeiçoando até sua primeira vitória."
Saldo da estréia: 7ª posição no grid, abandono precoce e contrato com a Benetton.
Schumacher a bordo do Jordan nos treinos em Spa
Largada e abandono precoce.
Fim de semana com a Jordan
Textro extraído da Revista Autosport
por Adam Cooper
traduzido por Cláudio Souza
2 comentários:
Belo texto hermano!!!
Já conhecia essa história, mas não com essa riqueza de detalhes.
Sensacional, Hermano !
:)
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