terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ah, Spa! Obrigado por mais um bom domingo!

Spa!
Ah, Spa!

Como é bom ver na televisão uma pista de verdade onde os pilotos realmente devem pilotar como sempre sonharam em fazer!

O traçado da Bélgica é realmente diferenciado com longas retas de altíssima velocidade, curvas rápidas, curvas lentas e o principal: inúmeros pontos de ultrapassagem. Isso tudo misturado com o tempo que varia de uma volta para a outra ou de um setor para o outro, sempre proporcionam grandes espetáculos da F1. E isso não é de hoje.

Ah, Spa!
Obrigado por voltar a minha TV. Estava com saudades desde a ultima corrida por ai em 2009, onde foi tão boa quanto em 2008, 2007 e por ai vai.

Lembrar das ultimas 4 edições do GP da Bélgica é algo maravilhoso para os fãs de automobilismo. Não só da F1, mas qualquer categoria que passe por lá, tem sua melhor etapa da temporada.

spa


A edição de 2010 não foi nada diferente. Teve de tudo: postulante ao titulo tirando rival da pista, piloto comemorando corrida história abandonando na primeira volta, mudança na liderança do campeonato após de pilotagem em situações adversas, recuperação de péssima largada.

Como sempre, o GP da Bélgica é sempre fantástico, mais para uns do que para outros, mas sempre enche os olhos de alegria assistir a esta etapa.

Lewis Hamilton venceu após uma ótima largada e um pouco de sorte, já que Mark Webber teve problemas e perdeu a primeira posição junto a muitas outras.


161226


Na terceira posição apareceu um Robert Kubica que está aos poucos levando a equipe Renault de volta aos bons resultados. Este não foi o primeiro pódio do polonês neste ano e tenho certeza de que não será o ultimo. Kubica é um piloto excelente, mas conta com um carro muito melhor do que os bólidos feitos pela equipe nos três últimos anos. Sabemos que em 2008, a equipe venceu duas etapas com Fernando Alonso, mas em uma das vitórias, será que foi mesmo por mérito da equipe e do piloto espanhol?

161301


Um dos nomes mais citados nesta etapa foi o de Sebastian Vettel. Infelizmente não de uma boa maneira já que não vimos uma atuação de um piloto que quer ser campeão mundial de F1. Em uma manobra que, caso fosse bem sucedida seria aplaudida por todos. Mas este não foi o caso. A manobra de Vettel tornou-se desastrosa por um acidente normal de corrida onde ao tentar ultrapassar, perdeu o controle do carro e tirou Jenson Button da corrida e estragou a sua própria. Mais pra frente, ao ultrapassar Vitantonio Liuzzi, deixou seu pneu traseiro para o italiano furá-lo involuntariamente. Pronto, depois disso nada mais pode fazer o jovem alemão.

Vettel é um excelente piloto. Arrojado, veloz e sempre busca o melhor resultado. Mas ainda sofre do pior mal que um piloto de F1 pode sofrer, a falta de concentração que leva a grande tendência a fazer bobagens. Um dia ele aprende, eu espero.

161330


O campeonato escolheu seus dois principais candidatos ao titulo deste ano após as performances de Hamilton e Webber, primeiro e segundo colocados na prova, respectivamente.

O primeiro soube impor e administrar uma ótima vantagem para os rivais durante a prova, o que deu direito a uma escapada de pista no momento em que a chuva aumentou sem perder a primeira colocação. Com esta vitória, Hamilton reassumiu a liderança do campeonato faltando 6 etapas para o fim da temporada.


161259


O segundo, após uma largada complicada conseguiu recuperar as posições perdidas para terminar a prova a apenas 3 pontos de diferença para o líder do campeonato. Além disso, ganhou mais respeito com sua equipe onde seu prestigio é cada vez mais maior que a decepção por Vettel.

161248


E parece que eles estão felizes por serem, teoricamente, os únicos a disputarem o titulo. Prova disso foi um abraço comemorativo após o término da corrida.

161236


Fair Play? Felicidade mutua de um pelo outro? Até quando isso será assim?

Em Interlagos, voltamos a comparar o comportamento de ambos e veremos se haverá abraço no resultado final do campeonato.

A próxima etapa do campeonato acontecerá em Monza, na Itália. Esta é mais uma das pistas onde tudo pode acontecer e o piloto mais habilidoso leva grande vantagem aos demais.

Teoricamente é uma pista onde o carro da Red Bull não é tão forte, o que deixa uma boa esperança para Lewis Hamilton avançar na tabela ou para os demais tentarem voltar a disputar o titulo de 2010, campeonato que vem se desenhando como o melhor da ultima década.

Obrigado a todos pela atenção e até a próxima.

_26y6851-e9a66


++

4 comentários:

Ricardo Menegueli disse...

só um comentário... SPA É FODA!!! - eu digo não aos 'Tilkódromos'.

Parabéns pela matéria

Abraços!

Cláudio Souza disse...

Realmente, Spa-Francorchamps é fantástico, a melhor pista da F1.
E o Hamilton, a cada corrida me convence mais de que, coloca e sempre colocou o Alonso no bolso e digo mais, fácil fácil.

Tatiane disse...

Muito obrigada por me ler!
Fico feliz em saber que te inspiro! É bom demais inspirar coisas positivas a alguém!
Sempre que puder, dê uma passada.
Atualizo geralmente uma vez na semana.

Sorte com o blog

Beijo

Raphael Mesquita Siqueira disse...

VIVA SPA