terça-feira, 15 de junho de 2010

E o Canadá voltou…

O lugar é um grande fator de motivação!
O ambiente, o clima, a sensação que uma pessoa sente em um local pode determinar e incentivar sua performance. Pode ajudar o esportista a tirar o máximo de seu equipamento e/ou do seu preparo.
Em 2007, a primeira realização de triunfo. A primeira vitória na F1 veio no GP do Canadá daquele ano, onde seu estilo de pilotagem casou perfeitamente com as características da pista.hamilton-2007-canada Rápido, ousado, inteligente, destemido e determinado são algumas das características do vencedor do GP do Canadá de 2010 e que combinam muito com o tradicional circuito Gilles Villeneuve, uma mistura de pista de rua com autódromo mas que na verdade fica em um parque de Montreal, uma simpática cidade.
Palcos de grandes espetáculos do automobilismo, a edição deste ano não foi nada diferente das anteriores. Após um ano de ausência do calendário, o GP do Canadá voltou mostrando para todos, e principalmente para Bernie Ecclestone, o motivo que faz a ausência desta pista como quase um crime contra a velocidade e os seus fiéis amantes.montreal Lewis Hamilton venceu a corrida deste ultimo domingo deixando a sensação de que era algo já esperado. Largou na pole position, mas por ter feito o treino de sábado com pneus moles, caiu na desconfiança de muito sobre o que seria capaz de fazer no domingo.
O sábado de treino oficial, que foi um capitulo a parte com um verdadeiro show de precisão e ousadia de Hamilton, teve a batalha mais assistida do momento com o inglês disputando o melhor tempo com o australiano Mark Webber que vinha dominando as pole positions das últimas 03 corridas, para não citar outras. Entretanto, nesta etapa Webber largou apenas na terceira posição atrás de Vettel.Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/25 and Sebastian Vettel (GER) Red Bull Racing RB6 at the start of the race. 
Formula One World Championship, Rd 8, Canadian Grand Prix, Race, Montreal, Canada, Sunday 13 June 2010.Além desta briga, que terminou com vantagem para o inglês, Fernando Alonso resolveu ser também um dos protagonistas desta corrida. Mesmo largando no 4º lugar fez uma corrida excelente, considerando seu equipamento já que a Ferrari não vem com bom desempenho nas ultimas etapas, e ocupou o primeiro lugar da corrida em alguns momentos e disputou em outros a mesma posição contra Hamilton e no final desta briga, nova vantagem para o inglês.Fernando Alonso (ESP) Ferrari F10 and Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/25 battle for position whilst leaving the pits. 
Formula One World Championship, Rd 8, Canadian Grand Prix, Race, Montreal, Canada, Sunday 13 June 2010. Decepção mesmo foi a corrida da equipe Red Bull com os dois carros atuando como coadjuvantes durante a corrida. O brilho de Webber durante o treino de sábado resolveu tirar uma breve folga o que deixou o piloto na quinta colocação final da corrida após sofrer imensamente com o desgaste não esperados dos pneus. Webber chegou a liderar algumas voltas da corrida quando os protagonistas (Hamilton e Alonso) fizeram suas paradas para troca de pneus, mas o “brilho” não passou disso.
O desgaste de pneus realmente pegou muitos de surpresa, aliás, praticamente todos sofreram com isso durante a corrida. Melhor para os pilotos com tocada mais suave, como Jenson Button que soube poupar melhor seus pneus para atacar Alonso no melhor momento. Com isto, Button roubou o segundo lugar do ferrarista completando a dobradinha da equipe prateada.Jenson Button (GBR) McLaren MP4/25 leads Mark Webber (AUS) Red Bull Racing RB6.
Formula One World Championship, Rd 8, Canadian Grand Prix, Race, Montreal, Canada, Sunday 13 June 2010. Nada tirou o brilho do terceiro lugar do espanhol que vem lutando muito desde o inicio do ano com um carro melhor que o de 2009, mas muito inferior aos seus rivais McLaren e Red Bull que estão claramente a frente das demais equipes.
Após mais uma grande corrida no Canadá, o campeonato ficou ainda mais competitivo e com diferenças muito pequenas entre os 5 primeiros colocados e com maiores chances de conquistar titulo. Os três primeiros que são Hamilton (109), Webber (106) e Button (103) estão divididos por 03 pontos entre um e o outro, seguidos por Fernando Alonso com 94 pontos na quarta posição.Race winner Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/25 
Formula One World Championship, Rd 8, Canadian Grand Prix, Race, Montreal, Canada, Sunday 13 June 2010. Tudo o que já aconteceu até aqui vem formando o melhor campeonato dos últimos anos onde depois de 08 etapas, não temos a menor idéia de quem pode ser campeão e tudo indica que saberemos quem foi o melhor piloto de 2010 apenas na ultima corrida em Abu Dhabi, pista mais chata do calendário e que não merecia receber uma decisão de um campeonato como este.
Obrigado a todos pela atenção e muita velocidade a todos e nos vemos daqui a duas semanas com o GP de Valência na Espanha, uma corrida 100% brasileira já que em 2008 o vencedor foi Felipe Massa e em 2009, Rubens Barrichello venceu após uma grande pilotagem.
Até logo.

Um comentário:

Unknown disse...

Fernando, né?
Mto bom o seu texto...me fez entrar para a torcida do Hamilton!