segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Triste Realidade Nacional

O País dos monopostos tem no turismo sua única opção de automobilismo.

Quer queira, quer não, o automobilismo se disseminou no Brasil graças ao trio de sucesso Fittipaldi-Piquet-Senna na Fórmula 1. E com isso, as categorias de monopostos cresceram aos olhos de quem ama o esporte a motor.
O Engraçado que este amor pelo monoposto, é algo quase exclusivo do Brasil na América Latina. Nos países vizinhos com certo amor ao automobilismo, as categorias "carretera", os famosos carros de turismo, sempre foram a principal predileção. Na Argentina, não se fala de outra coisa em corridas, tanto que o país possui uma etapa do Mundial de Rallye da FIA. No México é a mesma coisa.


Largada da F-Chevrolet em Interlagos
O Brasil, desde os primórdios, conseguiu sucesso nos monopostos. Categoria que prima mais pela técnica do piloto do que pelo próprio carro, o que torna a habilidade do brasileiro ao pilotar superior aos demais. Mas, infelizmente, o Brasil tomou o rumo dos nossos vizinhos, e acabamos "carreteando" nosso automobilismo nacional.
Não existem mais opções para os pilotos campeões de kart nacional ingressar em categorias monopostos. Em sua grande maioria, a migração para a Stock Car, Stock Car Light ou outras categorias turismo é quase que obrigatória. Tanto por questão financeira quanto por sobrevivência no meio.


Fórmula 3 Sul-Americana em Interlagos
Se o piloto quiser sair do kart e continuar no sonho de F1, a migração para a F3 Sul-Americana é indigesta. A Categoria está perto da falência e sem nenhuma visibilidade. Se quiser manter o sonho aceso, a Inglaterra passa a ser o destino mais óbvio porém os valores exorbitantes para sobrevivência acabam tornando inviável o sonho, a não ser que você tenha sobrenome de peso ou patrocínio infinito.
Os resultados da audiência da principal categoria de turismo no Brasil demonstram o desinteresse e a distância do brasileiro com essa categoria. E não adianta transmissão em rede nacional, ex-piloto brasileiro de F1, promoções e eventos, ficou provado que, corridas de kart como as 500 milhas e o Festival das Estrelas organizado pelo Felipe Massa dão mais audiência, o que provam que o brasileiro gosta mesmo é de kart e monopostos.

Quando acompanhamos alguns programas sobre esporte a motor as perguntas sobre a morte do automobilismo monoposto no Brasil, as respostas são quase as mesmas: falta de patrocinador, custos elevadissimos, falta de visibilidade, crise mundial entre outras baboseiras.
A Stock Car comprova que dinheiro não falta, existem patrocinadores interessados em investir no automobilismo, se os custos são elevados nada que uma padronização não ajude a reduzir e a crise mundial, como o próprio Brasil demonstrou, não bateu forte no nosso país.


F-Renault, último suspiro dos monopostos no país
É incrivel a inércia e a falta de ação para criação e promoção de categorias monopostos no Brasil. Gastam tubos de dinheiro na Stock Car, uma categoria no mínimo chata e esquecem da principal modalidade do esporte a motor no Brasil. Algumas gerações de pilotos já se perderam. Vou citar alguns exemplos: Sérgio Jimenez ( multi-campeão no kart ), Átila Abreu ( atualmente na Stock ), Alan Hellmeister entre outros. Bia Figueiredo sobreviveu porque rumou para os Estados Unidos.
A Stock Car não merece a garotada que vem do kart, e sim os pilotos experientes e de idade, pois os poderosos carros merecem uma certa experiência em sua condução.
A Bagunça é tanta no nosso automobilismo que misturaram a essência da , antes , épica Stock Car com a garotada que está se formando no kart.
A F-Truck é uma exceção a regra pois sempre foi organizado pelo saudoso santisa Aurélio Félix.

Finalizo minha indignação com a atual fase do automobilismo brasileiro, triste realidade nacional aonde o grande campeão do nosso esporte a motor venha de uma categoria turismo.



A Base do autombilismo nacional, será que o brasileiro deixou de gostar de monoposto?

créditos da foto: http://www.amika.com.br/

fotos: www.google.com.br/images

5 comentários:

Raphael Mesquita Siqueira disse...

Esperemos que a iniciativa da FIAT apoiada pelo MASSA de certo. Ano que vem teremos a F-FIAT e mais uma categoria de turismo no pais. Vamos ver no que da.

Thiago I.R disse...

Concordo com tudo dito nesse post. Eu tenho uma preferência muito maior por monopostos e kart do que por categorias de turismo, mas não deixo de gostar desta. O problema é que, realmente no Brasil, só temos transmissão da Stock Car pela TV aberta, e ela é horrenda. No mínimo, entediante. Confesso que deixo a TV ligada na Globo, escuto e vejo trechos da transmissão, mas não dando muita atenção. Vou ficar muito mais ligado na transmissão do Desafio das Estrelas, do que na Stock Car (vi em algum lugar que ia ser transmitido). Isso sim, é interessante de ver!

O fato é, que sem alguém de nome na frente chamando a atenção dos patrocinadores e do público, nada aqui vai pra frente. Confio na iniciativa da FIAT e do Massa, e realmente espero que as coisas dêem um passo a frente, pq de passos pra trás, já demos tanto, que logo, logo cairemos do precipício.

Cláudio Souza disse...

Obrigado Rapha e Thiago pelo lembrete da iniciativa do conjunto FIAT-Massa, tomara que seja a categoria-escola que falta no nosso automobilismo.

Bruno Tarulli disse...

e muitu triste !
brasil ta muitu caido con el automovuismo local :( creio que melhor monoposto foi cuando argentina e brasil corria na f3 :D
grande categoria !

agora so tem 14 carros !

:(

saludos !

http://blog-poleposition.blogspot.com/

Cláudio Souza disse...

Gracias Bruno por su comentario.
Saludos a todos hermanos Argentinos incluyo vos.
Que la Argentina tenga um piloto en la F1, que sea verdadera la historia que el "pechito" López vaya competir por la USF1!
Bruno, saludos a todos de Avellaneda donde tengo familiares...