domingo, 9 de outubro de 2011

Sebastian Vettel - Bicampeão Mundial de F1

Era Vettel


Com o 3° lugar obtido no GP do Japão, Vettel consagra-se o mais jovem bicampeão mundial da F1.

por Cláudio Souza
@claudiosgs

Chegamos a mais uma decisão de título em Suzuka. No meu caso, 21ª decisão de título que eu consigo acompanhar e para a minha alegria, mais um título veio neste templo sagrado do automobilismo mundial chamado Suzuka. É muito especial ver o coroamento neste palco aonde tantos outros foram coroados. Títulos especiais foram os de Ayrton Senna em 1991, Damon Hill em 1996, o primeiro de Mika Hakkinen em 1998 e a quebra do jejum ferrarista em 2000 com Michael Schumacher.

Este ano, o coroamento da nova geração de pilotos da F1. Sebastian Vettel, mais um fruto da incrivel cidade alemã chamada Kerpen. Não que ele tenha nascido lá, ele nasceu em Heppenheim, mas nasceu como piloto assim como seu ídolo Michael Schumacher, e o longiquo mas não menos importante, o alemão Wolfgang von Trips, vice-campeão mundial póstumo em 1961.

Kerpen, essa cidadezinha de pouco mais de 64 mil habitantes "produziu" nada mais nada menos que nove títulos mundiais de F1. Na sua pista de kart "brotaram" Von Trips, Ralf e Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

   Vettel, Schumacher e Gerhard Noack - O descobridor de talentos de Kerpen.

O jovem alemão, desde que estreou na F1 deu pinta de campeão em potencial. Fez sua estréia na F1 pela BMW Sauber com um 8o lugar nos EUA em 2007 substituindo o acidentado Robert Kubica. Assombrou a todos marcando sempre os melhores tempos nos treinos de sexta e após assinar com a ítalo-austríaca Toro Rosso, venceu sua primeira corrida em Monza debaixo de chuva em 2008. Apenas para relembrar, a Toro Rosso descende da extinta antiga Minardi.

 A Estréia - GP dos EUA em 2007 a bordo do BMW Sauber.

Após assumir o cockpit da Red Bull, sofreu um pouco com a forte concorrência do companheiro de equipe Mark Webber. Durante a temporada de 2010, Vettel teve altos e baixos. Na parte final da equilibrada temporada, Sebastian recuperou-se e emplacou uma série de 3 vitórias em 4 corridas e sagrou-se o mais jovem campeão da história da F1.

Em 2011, o ano da comprovação do talento. Vettel não deu chances aos seus adversários, contando com um carro bem acertado e um talento ímpar, Sebastian emplacou uma série de 9 vitórias em 15 corridas. Sem contar o número assustador de poles, 27 em 77 corridas até então, Vettel consagrou-se o mais jovem bicampeão da história da F1.

Sebastian Vettel, absoluto em 2011.

Conjunto Red Bull-Renault-Vettel, intocáveis.

Assisti aos bicampeonatos de Senna, Schumacher, Hakkinen, Alonso, e agora Vettel. Claro, Schumacher e Senna são indiscutivelmente os melhores, mas a autoridade com que Vettel tem conseguido suas glórias, dão sinais claros que uma nova Era na F1 começou. A Era-Vettel.

O reinado alemão tem seu novo rei - Sebastian Vettel. 

Sebastian Vettel no programa TOP GEAR da rede BBC inglesa.

Nenhum comentário: