domingo, 18 de setembro de 2011

Ferrari F2002

A Máquina do Século XXI
Considerada uma obra perfeita em Maranello, a F2002 aos olhos de Schumacher e Rory Byrne.


A Ferrari F2002 é, por muitos, considerada o carro de Fórmula 1 mais próximo da perfeição construido neste novo século. Concebido em Maranello, conseguiu a proeza de vencer 15 das 19 etapas disputadas entre as temporadas de 2002 e 2003. Nesta matéria feita pela revista F1 Racing e veiculada na Revista Racing, a obra-prima é comentada por Rory Byrne e Michael Schumacher.

 Ferrari F2002 - A Ferrari do Pentacampeonato de Schumacher.


Rory Byrne, projetista do carro

"Não considero beleza porque o que importa é a eficiência. Um carro vencedor é sempre lindo! O modelo inteiro vem de pesquisa e estudo de tunel de vento. Mas quando olho para este carro, não vejo somente sua forma externa. Vejo-o quanto é bem integrado. Considero todo o trabalho e os recursos alocados para o projeto. Cada elemento do F2002 foi estudado cuidadosamente. Isso também, é lindo."

 Michael Schumacher, piloto

"Quando vi o novo carro pela primeira vez, apenas pensei: Uauu!!! É uma beleza e realmente muito inovador. Acho que é uma das Ferraris mais bonitas de todos os tempos e nunca achei possível construir um carro de F1 tão pequeno e apertado, com um centro de gravidade tão baixo. O que também gosto é que nossos profissionais aerodinâmicos foram radicais. A Traseira é totalmente nova e avançada. Para mim, isso faz sentido."

 Hungaroring, 2002

 F2002


Rory Byrne

"A traseira é um novo conceito. Nasceu do fato de que as saídas laterais estão muito mais baixas, mas o motor tem de manter seu escapamento bastante alto. Teria sido muito dificil adaptar o sistema que usávamos desde 1998 para trabalhar com o carro de 2002. Estou orgulhoso com tudo, realmente. Se eu tivesse que apontar algo, diria que a nova transmissão e o sistema de resfriamento são realmente competentes."

Michael Schumacher

"Estamos particularmente orgulhosos da caixa de câmbio. É talvez a inovação mais significativa do carro. Troca mais rapidamente que o antigo carro, mas ao mesmo tempo é menor e mais leve. Os tubos do escapamento estão mais altos. O conceito de escapamento saindo da cobertura do motor é uma tendência iniciada pela Ferrari."

   Evolução da máquina

Escapamentos altos, hoje a tendência é inversa.


Rory Byrne

"Não cometemos muitos erros quando projetamos a F2002 mas há uma área particular aonde poderíamos ter feito melhor. Não é um problema grande, mas pode ser, de vez em quando, bastante significante. Não posso dizer muito sobre isso, mas não havera esse problema com o carro de 2003! Não estou entregando o jogo quando digo que a Ferrari 2003 vai ser uma evolução em relação a 2002. Os regulamentos não mudarão e já temos um pacote competitivo."

Michael Schumacher

"Todo o carro tem seus limites e, quando você está pilotando próximo ao limite, qualquer carro é dificil de pilotar. Sempre há alguns problemas, como sair de frente ou de traseira, quanto mais rápido você pilota. Você sempre tem esses problemas em corridas automobilisticas. A única coisa que muda é que os limites são empurrados mais adiante. Desde o ínicio, você poderia ver que havíamos dado um grande passo adiante com este carro."


   A F2002 recebeu o motor Ferrari v10 051

motor Ferrari v10 051


Rory Byrne

"O nosso pneu deu um grande passo à frente em 2002. Em 2000, nosso carro era bom, mas às vezes usávamos os pneus traseiros muito duros quando a temperatura era alta. Melhoramos em relação a 2001 e avançamos muito mais este ano. Pneu é a parte principal de nosso planejamento quando trabalhamos nas estratégias de corridas: escolher uma combinação pode ser um diferencial, mas nossa relação com a Bridgestone ajuda muito."

Michael Schumacher

"Fico praticamente deitado na F2002, mas tenho mais espaço. Tive de me acostumar a ela. Geralmente, você não senta em um carro de F1, você deita dentro dele, mas na F2002 sinto que estou mais deitado do que nunca. É como se você estivesse dentro de um carro de estrada com o banco do piloto abaixado ao limite. É totalmente diferente, mas gosto porque o contato com a pista torna-se ainda mais direto."


     conjunto Ferrari & Bridgestone foi primordial

F2002


Evolução Ferrarista com o trio Ross Brawn/Rory Byrne/Paolo Martinelli

 F300 de 1998

Pistas mais estreitas e entalhes nos pneus fazem parte das novas regras da FIA. A Ferrari se concentra na aerodinâmica. O F300 é notoriamente menos desordenado ao longo dos flancos laterais que seu antecessor e é o primeiro carro com escapamento sobre a cobertura do motor. A asa dianteira também tem uma forma distinta de flecha. 

 F399 de 1999

 Evolução do F300 com monocoque mais estreito, caixa de câmbio menor, amarras na roda designada pela FIA - e, pela primeira vez, pneus Bridgestone (Schumacher havia reinvidicado publicamente que a maioria dos déficits no desempenho da Ferrari de 98 eram por causa dos pneus Goodyear). Vence a primeira vez em Melbourne, mesmo que somente depois que ambas as McLaren estivessem fora da corrida; não se iguala ao ritmo dos McLarens durante o ano, mas geralmente é mais segura.

 F2000 de 2000

O avanço principal em termos de eletrônicos e aerodinâmica. O motor 049 tem centro de gravidade mais baixo e o sistema de resfriamento tem forma diferente e, assim, as saídas laterais podem ser mais estreitas, com entradas de ar mais finas. A abertura para abastecimento foi modificada para obter pits stops mais rápidos e fáceis. Ainda se igualando à velocidade do McLaren Mercedes, mas mais segura e consistente. Vence o título de Construtores e Piloto desde o último que fora em 1979, com Jody Scheckter. 

F2001 de 2001

Um conceito sutil da F2000. Novos regulamentos aerodinâmicos com nariz mais baixo e asa traseira com três elementos; tomadas mais altas melhoram o resfriamento; nova geometria da suspensão torna o carro mais eficiente em relação aos pneus. O motor 050 é 8% mais leve que seu antecessor e tão seguro quanto. Bom para outro título duplo.

F2002 de 2002

Revolução, não evolução: a F2002 é completamente nova e não faz sua estréia até a terceira corrida da temporada de 2002. A carenagem é encurvada. Escapamentos com saídas na cobertura traseira. Grip mecânico e aerodinâmico fantásticos permitem à F2002 ser fantasticamente rápida nas curvas; a sociedade para desenvolvimento exclusivo com a Bridgestone rende seus frutos.


Eles também foram responsáveis pela máquina


Ross Brawn, 56 anos
atualmente Diretor-Chefe da Mercedes GP
Chegou na Ferrari na metade da temporada de 1996 a pedido de Michael Schumacher. Ao lado de Rory Byrne e Jean Todt, formou uma das melhores equipes técnicas da história da F1. Era o diretor-técnico responsável pela F2002. 




Paolo Martinelli, 59 anos
atualmente Executivo da FIAT

Formado em Engenharia pela Universidade de Bolonha, trabalhou na Ferrari de 1994 até 2006 quando foi substituido por Gilles Simon. Foi um dos responsáveis pela mudança dos v12 para os v10. Foi o grande "mago" do motor Ferrari v10 051 que impulsionou a F2002.



Jean Todt, 65 anos
atualmente Presidente da FIA

O Grande responsável pela impecável administração esportiva da Ferrari. Chegou à equipe em meio ao caos em 1993 durante o GP francês. Reorganizou a equipe, trouxe Schumacher e com ele renovou a equipe técnica. Trouxe a experiência herdada dos tempos de rali e liderou a equipe como diretor-chefe de 1993 até 2007 quando deixou a equipe substituido por Stefano Domenicali.



Rubens Barrichello, 39 anos
atualmente piloto da Williams

Teve grande responsabilidade no desenvolvimento dos carros Ferrari. Chegou a equipe em 2000 e junto de Michael Schumacher, formou uma das duplas mais vitoriosas da categoria. Foi por duas vezes vice-campeão e foi reconhecidamente um grande colaborador para o crescimento técnico da equipe. Apesar de ter saído brigado com a equipe em 2005, merece destaque na obra-prima por ter ganhado 4 corridas com a máquina.


Especificação Técnica

Ferrari F2002
motor: Ferrari 051 v10
transmissão: 7  marchas automática longitudinal sequencial
combustível: Shell
pneus: Bridgestone
pilotos: Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Luca Badoer
19 corridas
15 vitórias
11 poles
19 melhores voltas


uma volta com a F2002. Schumacher, Spa, 2002.


Texto extraído da Revista Racing
ano 7 nº 99
post elaborado por Cláudio Souza
 

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