domingo, 1 de abril de 2012

Fórmula 1 - O Melhor da atualidade

Afinal de contas, quem é o melhor piloto da atualidade?


Depois do bicampeonato mundial incontestável e desempenho acima da média, a imprensa mundial não evitou em exaltar o alemão Sebastian Vettel como o melhor piloto da F1 em atualidade e um provável quebrador dos recordes do mito Michael Schumacher.

Começamos a temporada 2012 de F1, e após a evidência queda de rendimento da equipe Red Bull, como um passo de mágica, todos exaltam a competência de Fernando Alonso com uma errática Ferrari F2012 e clamam o espanhol como o "melhor em atividade".

Afinal de contas, quem é o melhor piloto de F1 na atualidade?

Sempre imaginei que Sebastian Vettel fosse um talento nato, um piloto de extrema habilidade e velocidade. Com sua pouca idade, conseguiu pontos logo em sua estréia na F1 a bordo de um BMW-Sauber e uma surpreendente pole e vitória em Monza a bordo de um carro mediano - a Toro Rosso. Sua ida para a Red Bull e a conquista do bicampeonato mundial apenas sacramentaram o talento e sua extrema habilidade no volante.

Vettel, o melhor da atualidade?

Sendo frios analistas, temos que considerar que Sebastian Vettel dispôs do melhor equipamento da F1 nos últimos dois anos e de uma certa preferência dentro da cúpula "taurina". Claro, a "preferência" foi imposta por sua extrema velocidade dentro das pistas e por suas vitórias e poles. 

Após a conquista do bicampeonato, sem medo de cravar, todos disseram: "Vettel é o melhor piloto em atividade na Fórmula 1".

Algumas vozes inteligentes dentro da F1 disseram que veríamos o melhor de Vettel quando este estivesse a bordo de um carro com problemas e veríamos o quão bom é o alemão. Porque são nas dificuldades que vemos a real grandeza dos grandes campeões da Fórmula 1.

Ayrton Senna em 1993...

...e Schumacher em 1996, grandeza em carros inferiores.

Após duas corridas desta temporada, vemos um Sebastian Vettel incomum. Conseguiu um bom 2º lugar na Austrália, mesmo não conseguindo ameaçar a vitória do inglês Jenson Button. E na Malásia, um desconhecido Vettel. Após errar, desrespeitou o indiano Narain Karthikeyan e demonstrou seu lado intempestivo, pouco comum na F1. O alemão parece não estar acostumado em andar atrás, e para um verdadeiro campeão, para o "melhor da atualidade" é preciso sobressair destas situações.

E então chegamos no espanhol Fernando Alonso.


O bicampeão mundial (2005/2006) sempre foi considerado o melhor do "circo" antes da supremacia do alemão Vettel.

Após a conquista do bicampeonato e da aposentadoria de Michael Schumacher em 2006, o espanhol de Oviedo foi considerado o melhor piloto em atividade na F1. Sua ida para a McLaren foi um dos grandes desafios para sua carreira.

A experiência na McLaren não foi boa

O encontro com o novo companheiro inglês Lewis Hamilton não foi das melhores lições para o espanhol. Tendo um grande desafio para demonstrar sua grandeza, Fernando alonso falhou.

Demonstrou um imenso egoísmo e transformou o ambiente da equipe inglesa em um verdadeiro "campo de batalha". Ao invés de demonstrar na pista sua supremacia, tentou desestabilizar o inglês no campo da política. Conseguiu  o que queria, não levou o título, desestabilizou Hamilton e destruiu a moral histórica de Ron Dennis além de chantagear a própria equipe no caso de espionagem com a Ferrari. 

Vitória em Cingapura, 2008 - Totalmente questionável

Retornou a equipe Renault em 2008, e após duas temporadas, demonstrou ter o mesmo temperamento complicado porém dentro das pistas uma maior maturidade. Como todo campeão polêmico, outro caso assolou sua desgastada reputação. O "cingapuragate".

Imposto por Flávio Briatore, então chefe de equipe da Renault, Nelson Ângelo Piquet, então companheiro de equipe, foi forçado a bater propositalmente seu carro para favorecer seu companheiro de equipe Alonso na conquista da vitória no GP cingalês. Quando o caso veio a tona, todos se perguntavam se Alonso não sabia da tramoia. O espanhol foi enfático ao dizer que não sabia de nada e acabou deixando no ar a dúvida quanto ao seu conhecimento. Se formos buscar no histórico de falcatruas do espanhol, é dificil acreditar que não sabia de nada.

Essas questões extra-pistas atrapalharam na análise fria de sua grandeza dentro das pistas. Tanto que o aparecimento de talentos como Lewis Hamilton, o ressurgimento de Jenson Button e do talento nato de Sebastian Vettel fizeram com que a imprensa mundial deixasse a "grandeza" de Fernando Alonso de lado. 

Minha opinião particular, sou fã do estilo de pilotagem de Lewis Hamilton e me fez pensar várias vezes como o "melhor piloto da F1 da atualidade", mas ultimamente tenho percebido que pelo conjunto da obra, pelo seu histórico na categoria, pela experiência e pelo que tem demonstrado dentro e fora das pistas, essa pergunta tem uma resposta seca - Jenson Button.



por Cláudio Souza
@claudiosgs

+++

Um comentário:

Dennys disse...

Post EXCELENTE como tantos outros,
Abraço HERMANO.