Boa tarde, pessoal!
Depois de algum tempo ausente, voltamos com mais uma opção de entretenimento e material para possíveis discussões de bar entre amigos sobre nossa amada Formula 1.
Como todos que acompanham o nosso querido Blog Paddock Info já perceberam, este ainda não é um blog jornalístico com noticias atualizadas e comentadas diariamente, e sim um espaço escolhido por dois amigos e amantes da velocidade para expor tudo o que pensam sobre o que quiserem e quando quiserem!
Fiquei muito feliz mesmo quando algumas pessoas comentaram que sentiram falta dos nossos textos sobre a Formula 1 atual e também as viagens no tempo com histórias do passado que contam como tudo foi até chegar a ser o que vemos hoje em dia.
Após a cobertura quase “in-loco” dos lançamentos dos carros das equipes para 2010 no inicio do ano, ficamos ausente durante o período de testes coletivos. Mas isso foi quase proposital, afinal queríamos deixar tudo rolar por lá para depois sim, fazer um “The Best Of…” de todos os dias de treinos e comentar todas as curiosidades que as atividades nos trouxeram.
A partir do dia 01 de Fevereiro de 2010, passamos a viver toda a emoção que um inicio de temporada nos proporciona. Todo aquele “frio na barriga” de ansiedade para saber como nossa equipe e/ou piloto favorito irão se comportar nos testes coletivos.
Quem será o mais rápido? Quem esta blefando? O mais rápido do dia indica mesmo quem é o melhor no inicio do ano? Qual equipe construiu o melhor carro antes das atualizações?
Duvidas que sempre temos e que amamos ter. Afinal, a partir dai passamos a pensar cada vez mais no inicio da temporada. Queremos ver, ler e imaginar cada vez mais o que vai acontecer ao longo do ano.
Conforme os dias de testes foram acontecendo, fui tirando minhas próprias impressões e conclusões de algumas equipes e também encontrei alguns fatos curiosos. Mais curioso ainda foi que procurei por toda internet e não achei NENHUM ponto de informações com essas, na minha opinião, imagens curiosas.
Percebi uma Ferrari muito rápida, constante e confiável. Fernando Alonso não poupou elogios ao F10 em todos os dias de testes. Isso inclusive foi uma preocupação dos concorrentes pois, para eles “Um Alonso feliz com o carro, é um Alonso muito perigoso!” – E eu concordo!
Fernando Alonso é um dos melhores pilotos do grid e, ao juntar-se com o time de Maranello, anunciou nas entrelinhas que ser campeão do mundo novamente é só uma questão de tempo.
A McLaren, com uma dupla campeã do mundo, chega como favorita pelo menos ao titulo de construtores, já que sua dupla representa os campeões mundiais das duas ultimas temporadas – 2008 (Hamilton) e 2009 (Button).
O novo carro, o MP4/25, parece ser infinitamente melhor do que sua versão anterior apresentada no inicio de 2009. Foi rápida nos testes e chegou a liderar alguns dias.
Como não falar da MercedesGP? A atual campeã de construtores, mesmo que com o titulo conquistado ainda com o nome de BrawnGP, anunciou o retorno às pistas de ninguém menos que Michael Schumacher, um dos indivíduos da história da Formula 1 que dispensa qualquer tipo de apresentação.
Opinião unanime entre Schumacher e Rosberg, o MGPW01 não nasceu tão bem quanto o BGP001 que chegou em 2009 baixando mais de um segundo de todos os seus concorrentes nos testes iniciais. De acordo com os pilotos, o carro precisa ser melhorado e todos já aguardam suas atualizações para tentar vitórias ainda este ano.
Schumacher não descarta uma briga pelo titulo. Será que ele ainda tem folego?
Na minha opinião, umas das maiores surpresas positivas desta pré-temporada foi o desempenho da equipe Sauber e de um dos pilotos mais adorados pelo Blog Paddock Info, Kamui Kobayashi.
O carro parecer ser bom e rápido considerando que os bons resultados foram constantes também para Pedro De La Rosa, seu companheiro de equipe.
No inicio do ano, a equipe não sabia se poderia correr devido a problemas financeiros e burocráticos junto a FIA e lançou o C29 sem nenhum patrocinador exposto e foi assim até o final das atividades. Será que teremos alguma novidade no Bahrein?
Considerada a melhor equipe da segunda metade da temporada 2009, a Red Bull chegou apenas no segundo período de testes e, no balanço final, foi considerada por muitos a melhor equipe da pré-temporada. Apesar de não concordar muito com essa informação, acredito que a equipe virá muito mais forte em 2010 que no ano passado, já que em 2009 a equipe sofreu um pouco no inicio na concorrência com a BrawnGP.
Sebastian Vettel vem na briga pelo titulo que perdeu em 2009 para sua própria imaturidade e falta de experiência nas pistas. Veremos esse bom moço incomodar muita gente nesta temporada.
+
A época de testes é a hora em que muitas coisas curiosas aparecem pela primeira vez ao mundo. Alguns fatos curioso marcaram essa pré-temporada e eu gostaria de compartilhar com todos vocês alguns desses momentos que chamaram muito a minha atenção.
Robert Kubica trocou de fornecedor de capacete. Em 2007, 2008 e 2009, utilizou os modelos da marca Arai e em 2010, passará a contar com equipamento da famosa marca Bell (Muito utilizada por Ayrton Senna, inclusive!). O curioso foi que em um dos dias, Kubica apareceu assim, com um enorme adesivo da Renault e com o campo de visão extremamente reduzido e comprometido. Será que ele sentiu alguma diferença?
A McLaren, desde “quase sempre” utilizou vestimentas da marca Sparco. Entretanto, seus pilotos muitas vezes aparecem ostentando marcas diferentes nas mãos, muitas vezes por patrocínios pessoais ou até mesmo preferencias por uma marca ou outra. Na imagem acima, vemos Jenson Button utilizando luvas da AlpineStars, marca que sempre utilizou em muitas de suas outras equipes (BAR, Honda e BrawnGP são exemplos), Fernando Alonso com suas luvas da Puma que também sempre utilizou nas outras equipes (Renault e, agora, Ferrari) e Lewis Hamilton com luvas da Reebok, marca com a qual assinou contrato de patrocínio pessoal em 2008. Seria a McLaren muito liberal nesse aspecto ou seu contrato com a Sparco não prevê exclusividade? Vale lembrar que as luvas são um dos pontos disponíveis para anúncios de marcar mais visíveis dos pilotos dentro do carro.
Testes dos carros sim, mas porque não testar novos modelos de capacetes? A Schuberth levou para as pistas de Jerez e Barcelona, um novo modelo para fornecer aos seus pilotos. E ninguém melhor para testa-lo dos que os próprios! Felipe Massa, Fernando Alonso, Michael Schumacher e Nico Rosberg (Foto) foram os pilotos que eu pude perceber que fizeram esse tipo de teste, sempre com o mesmo layout: todo preto. Será que foi aprovado?
Timo Glock é facilmente conhecido por lançar uma pintura de capacete por temporada. Em 2010 eu diria que ele foi além e lançou uma pintura no inicio do ano (esquerda) e uma nova na ultima semana de testes (direita). Esta ultima remete claramente as suas pinturas anteriores com a bandeira alemã em primeiro plano. E vocês, qual pintura do alemão mais gostaram?
Acho que para todos nós, o período de testes passou por alguns momentos angustiantes com a novela “Campos Meta”! Sem definição sobre o futuro da sua equipe, Bruno Senna corria novamente o risco de não disputar uma temporada de F1 após acertar com uma equipe (em 2009 não era certeza de correr com a Honda, mas praticamente certo!). Na ultima semana, essa novela chegou ao fim com a apresentação do HRT – sim, esse é o nome do carro da equipe Hispania Racing Team! O fato curioso disso tudo? A primeira vez que o carro verá um asfalto, será no Bahrein na próxima semana. Além de Bruno, a equipe confirmou o piloto indiano Karun Chandhock. Espero que Bruno Senna faça as primeiras 15 voltas do GP.
Agradeço a todos pelo tempo dedicado a leitura deste blog hoje e sempre. Enquanto estivermos felizes com a intenção do Blog e com sua aceitação, manteremos esse espaço para nós e principalmente para nossos amigos.
Voltaremos na próxima semana com o inicio das atividades em pista do Grande Prêmio do Bahrein!
Até a próxima!
Crédito das imagens: GP Update, Arquivo do Google e montagens.
++
5 comentários:
Na minha modesta opinião, o melhor carros entre os estreiantes será o da HRT. Digo apenas pela minha observação na aéro-dinâmica de HRT, Lotus e Virgin. O HRT parece melhor...
E digo mais... essa Lotus me parece bem semelhante ao último carro da Stewart na F1...
o bruno será o grande mistério... muitos esperam muito dele. poucos esperam pouco dele.
eu to na ala dos poucos
faltou a peculiaridade da diferenca e altura entre button e hamilton sentado no carro... hehehehe.
esse ano vao ser dois campeonatos... um das que estao desde o ano passado, e outro das estreiantes - das estreiantes eu volto a dizer em um local publico, a LOTUS tem tudo pra evoluir mais que as outras, em especial nas maos do trulli.
abracos!
pouco acompanhei os testes da F1, mas o pouco que li, vejo que a Ferrari está um passo á frente das outras, aparentemente...
Postar um comentário