Schumacher completa hoje 42 anos, mas sua carreira não foi só de vitórias e alegrias.
Ímola 2003 - Vitória horas depois da morte de sua mãe Elizabeth.
Michael Schumacher teve disputas quentes, toques, ambição exagerada e jogos não muito limpos, o maior de todos já passou por tudo isso. Separamos alguns momentos infelizes do alemão para lembrar que mesmo sendo o maior de todos, ele também é falível.
GP da França 1992
Senna e Schumacher - Convivência não muito pacífica.
Um dos gp's mais acidentados de Schumacher. Chegando à curva Adelaide, ainda na primeira volta, ele tocou a traseira do McLaren Honda de Ayrton Senna. O brasileiro ficou fora da disputa e bravo com o alemão, querendo pega-lo pelo pescoço antes da relargada, depois que a prova foi interrompida devido à chuva, na volta 19. "Eu acerto aquele sem-vergonha", disse Ayrton, para um desconcertado Michael.
A Trapalhada do Alemão.
GP da Africa do Sul 1993
Schumacher e Senna mais uma vez.
Michael disputou roda a roda novamente com Senna na abertura do campeonato de 1993. Eles foram ultrapassados pelo Williams Renault de Alain Prost, mas continuaram disputando posição até a volta 40, quando Michael lançou-se por dentro. Mas Ayrton tomou sua tangência normal e fez com que o piloto da Benetton rodasse. Para Schumacher, aquilo foi uma lição de disciplina e determinação.
GP do Japão 1993
Barbeiragem grotesca em Suzuka.
Michael classificou o Benetton em 5º em Suzuka, atrás dos Williams de Prost e Hill e dos McLaren de Senna e Hakkinen. O alemão estava em 6º lugar quando Damon Hill o ultrapassou e, na sequência, o britânico foi para cima de Gerhard Berger. Tentando aproveitar-se da disputa a frente, Schumacher colocou-se entre os dois, mas não deu certo: o Benetton foi fechado pelo Williams e Schumacher acabou fora.
GP da Austrália 1994
Schumacher desolado após sua manobra desleal sobre Hill.
O maior erro - o qual queimou a reputação de Michael por muitos anos. Um ponto à frente de Damon Hill na tabela de pontuação do campeonato, Schumacher foi para a Austrália para umd dos episódios mais disputados dos últimos anos. O alemão classificou-se entre os dois Williams de Mansell ( na pole ) e de Hill ( na 3º posição ). Então, na volta 36, Michael deu um passeio fora da pista: escorregou e acertou a mureta de proteção. O acidente aconteceu bem a frente de Hill. O Benetton de Schumacher voltou para a pista, mas Damon colocou seu Williams por dentro para realizar a ultrapassagem. Só que o atual heptacampeão fechou a passagem de Hill, os dois se tocaram e Schumi chegou a ficar apoiado em duas rodas antes de bater na barreira de pneus. Michael estava fora - e Damon também, com a suspensão quebrada. Schumacher foi campeão, mas a manchete mostrava a forma como ele defendeu sua posição contra Hill.
A decisão do título de 94.
GP de Mônaco 1996
Erro de Schumacher em Monaco.
Uma das corridas mais curtas de Michael. Ele classificou-se na pole, mas as ruas de Monte Carlo são estreitas. Damon Hill conseguiu acelerar na reta e colocar seu carro à frente de Schumi. Antes da curva Portier, Michael colocou seu pneu dianteiro muito perto do meio-fio. A Ferrari acertou a calçada com a roda dianteira direita e acabou ficando sem controle. Antes, a roda dianteira esquerda já havia acertado o muro.
GP da Europa 1997
Como em 94, a deslealdade falou mais alto.
Um capítulo parecido com a história de Adelaide 1994. Na batalha entre Schumi e Jacques Villeneuve pelo título, o alemão tentou jogar o canadense para fora da pista em uma ultrapassagem legítima. Mas o pior sobrou para a própria Ferrari de Michael, que foi para a brita. Villeneuve garantiu assim o título mundial. A FIA julgou mais tarde que a manobra de Schumacher foi instintiva e que não houve malícia.
Schumacher x Villeneuve - Jerez 1997
GP do Canadá 1999
Schumacher qualificou-se na pole position à frente de Mika e sua McLaren MP4/14. Depois de 20 voltas, ampliava sua liderança. Mas aí veio o pior. No fim da volta 30, ao fazer o "S" que dá acesso à reta dos boxes, ele perdeu o controle da Ferrari, escorregou e bateu no muro de proteção antes da linha de chegada. Não houve como retornar a corrida e entregou assim a vitória a Mika Hakkinen.
Schumacher e o "Muro dos campeões".
GP do Brasil 2003
Schumacher roda sozinho e abandona o GP.
Foi uma prova antológica, com a vitória de Giancarlo Fisichella, da Jordan. Mas o destaque da corrida foi o fato de seis pilotos, incluindo Michael Schumacher, terem terminado suas corridas na curva do Sol, em Interlagos. As saídas de pista foram causadas pelo acúmulo de água da chuva. "Aquaplanei e virei apenas um passageiro do carro", concluiu Schumacher.
GP's da Hungria '92, Inglaterra '95 e '99, Bélgica '98 e Abu Dhabi 2010.
O pior momento na carreira de Michael Schumacher aconteceu na primeira volta do GP da Inglaterra de 1999. Depois de ser ultrapassado por seu companheiro Eddie Irvine na largada, Schumi passou reto na curva Stowe com sua Ferrari a mais de 300 km/h e foi parar na barreira de pneus. Michael quebrou a perna direita na batida. O time italiano informou que houve um problema nos freios traseiros do seu carro e esse foi o motivo real do grave acidente. Este foi o único momento de sua carreira em que ele acabou machucado, mas por sorte não aconteceram acidentes graves, como em Hungaroring 1992, quando o Benetton do alemão perdeu a asa traseira no meio da reta e o seu carro acabou na brita.
Em Silverstone 1995, Schumacher acabou sendo acertado com força pela Williams de Damon Hill. Em Spa 1998, o alemão "encheu" a traseira do McLaren de David Coutlhard e na última corrida da temporada de 2010, Schumacher acabou se envolvendo num acidente com Vittantonio Liuzzi que poderia ter sido de seríssimas proporções.
Silverstone 1999
Hungaroring 1992
Silverstone 1995
Spa 1998
Abu Dhabi 2010
Michael Schumacher, 42 anos, parte para a sua 18º Temporada de F1.
Texto de Alan Henry
Revista Racing
Nº 170 - Ano 10
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2 comentários:
Muy buena entrada con la historia negra de Schumacher.
Ótimo post, hermano.
Já conversamos sobre isso uma vez, eu acho. Existem os vencedores sem escrúpulos e os vencedores com escrúpulos. Todos os que colecionam a maior quantidade de títulos na história do automobilismo são vencedores sem escrupulos. Estão errados ? Talvez. Apenas fazem de tudo para vencer, mesmo que isso signifique passar por cima de tudo e todos. Nessa categoria dos sem escrúpulos estão o Alemão, Alonso, Piquet, Senna, etc...
Talvez se o alemão tivesse escrúpulos não estaríamos falando dele agora. :-)
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