terça-feira, 18 de maio de 2010

Remix de Espanha e Mônaco!

Olá pessoal,
Boa noite.

Faz um tempo que não venho aqui para falar de F1.

Mas esta “pequena” ausência tem motivo. Se temos duas corridas tão próximas, porque não falar das duas juntas aqui no Paddock Info?

Essa foi a maior intenção quando deixei o domingo do dia 09 de Maio passar em branco. Aliás, quase em branco pois além do GP da Espanha, este domingo teve dois motivos para ser muito comemorado.

Um deles foi o aniversário do meu pai! Um dos maiores “fãs anônimos” do blog, meu pai sempre lê o que eu escrevemos por aqui gerando grandes e divertidas conversas sobre tudo o que já vimos de F1 ao longo de todos os anos em que acompanhamos. Ao contrário de mim, meu pai não ficou quase 10 anos sem dar importância ao automobilismo depois da morte de Senna. Pelo contrário, continuou deixando o seu gravador de VHS programado para assistir a todas as corridas nas tardes de domingo. Muito mais confortável para quem gosta de dormir, como ele.

Além disso, foi aniversário também do nosso querido hermano, Claudio Souza. Sim! O Blog Paddock Info pôde comemorar no dia 09 de Maio o primeiro aniversário de um integrante da equipe! Não vou divulgar aqui a nova idade de nosso amigo pois é quase certo que isso ocasionaria em fim do blog e também da PaddockGP, mas digamos que Hermano esta na “flor da idade”!

Mas vamos voltar ao que interessa, e isso é F1!

Pensei em diversas formas de descrever o que foi o GP da Espanha em Barcelona e não consegui fugir da simplicidade nos comentários.

Conseguirei resumir a etapa para vocês em 03 tópicos como seguem:

Parte mais Triste:
Eu diria que a parte em que olhei para a TV com as mãos na cabeça para lamentação, foi no momento de abandono do showman da F1, Lewis Hamilton.

Ele vinha em uma sólida segunda colocação somando pontos importantes para o campeonato quando um pneu estourado tirou todas as chances do piloto de continuar na corrida. A pior parte disso tudo? Isso aconteceu nas voltas finais da corrida.

Mais frustrante, impossível!
152903 
Parte mais Feliz:
Não escondo de ninguém que em 2010, sou Hamilton e Alonso na cabeça! Com a ausência de Kimi Raikkonen, minha torcida é para um dos dois citados ser campeão mundial.

Com o abandono do inglês, ninguém melhor para herdar a segunda posição que o nosso asturiano Fernando Alonso.

O espanhol caminhava para um já sortudo terceiro lugar após largar na quarta colocação quando viu que sua sorte havia sido mais generosa e dado estes pontos importantes mais.152890 
Mais do Mesmo:
Como já havia acontecido na Malásia, os carros energizados foram os mais rápidos durante todo o final de semana e, não fosse o problema encarado por Sebastian Vettel nos seus freios, teria sido mais uma dobradinha certa. Mark Webber venceu a corrida de ponta a ponta com Vettel terminando em terceiro lugar. Posição que caiu no colo do alemão depois da quebra de Lewis Hamilton.
152891
Em Mônaco não foi muito diferente: Red Bull dominou, as novatas ficaram no fundo, alguns acidentes que definiram posições durante a corrida, quarto intervenções do safety car entre outras semelhanças com outras edições. Ou seja, o GP de Mônaco foi quase igual aos últimos anos, salvo alguns poucos detalhes que merecem ser destacados.

Mark Webber teve mais um de final de semana totalmente diferente do que estávamos acostumados a ver! Foi constantemente rápido durante toda a corrida, não deu a menor chance ao seu companheiro de equipe ou a qualquer outro piloto e o mais importante: assumiu a liderança do campeonato de 2010. Acredito que esta seja a primeira vez que Webber se tornou líder na F1.

Comemorou tudo isso e mais um pouco com uma “festa” na piscina do Motorhome da Red Bull com todos os integrantes da equipe.153907Fernando Alonso é outro que merece muito destaque. Largou na ultima posição devido a um acidente no sábado de manhã que o obrigou a ficar de fora do treino classificatório. Largou atrás de todas as novatas e, após um pouco de sorte com a batida na primeira volta de Nico Hulkenberg da Williams e uma das raras vezes em que a Ferrari acerta uma estratégia, conseguiu galgar 18 posições até chegar na sexta colocação. Soma pontos importantes e, graças ao abandono de Jenson Button e as corridas discretas de Lewis Hamilton e Felipe Massa, se mantém na terceira colocação do mundial logo atrás de Sebastian Vettel.
153369
Mas não é só de velocidade na pista que vive um final de semana de GP de Mônaco, não é mesmo? Nós, fãs de F1, esperamos muito por esta etapa também por todo o glamour e curiosidades que a etapa nos traz.

Entra ano e sai ano, os pilotos e equipes trazem surpresas visuais para nós e este ano não foi diferente.

Separamos alguns “presentes” que nos foram apresentados pelas imagens e fotos durante todo o final de semana. Vejam abaixo:153051
A já tradicional apresentação de diamantes da equipe McLaren promovida por um de seus patrocinados, a Savorsky Crystal Jewelley. Em várias edições do GP, vemos itens dos carros e os capacetes dos pilotos enfeitados com diamantes. Neste ano, aproveitaram que os vencedores das edições de 2008 (Lewis Hamilton) e 2009 (Jenson Button) e respectivos campeões mundiais de cada ano estão na McLaren e fizeram estes volantes muito bacanas. Pena que Button o usou por apenas 03 voltas na corrida.

O desfile de capacetes com desenhos especiais também é algo que chama atenção no GP de Mônaco. Abaixo, listei os dois mais interessantes:
 153366
Lewis Hamilton e sua roleta russa. Uma clara e simpática homenagem aos cassinos de Monte Carlo.
153855
Sebastian Vettel com um modelo totalmente azul escuro, combinando com a carenagem de seu carro. Em época de equipe vencedora, o foco é sempre agradar aos donos do carro.
 153888
Continuando as curiosidades, está ai o carro que provavelmente tem o maior numero de voltas na liderança nesta temporada, o Safety Car.
153916
Esta foto serve apenas para ilustrar o motivo pelo qual eu gostaria MUITO de participar de uma das festas fechadas da Red Bull, principalmente após uma vitória.

Fico por aqui e desejo a todos uma boa sorte para driblar a abstinência de F1 nas próximas semanas quando teremos o GP da Turquia, o melhor autódromo feito pelo Sr. Tilke, aquele mesmo que não gostamos por aqui.

Muita velocidade a todos e até a próxima.

++

Crédito das Imagens: GP Update.


Um comentário:

Cláudio Souza disse...

olha, esses dois GP's apenas confirmaram que a Red Bull é a equipe a ser batida neste ano. E o Mark Webber está colocando graça no mundial, imagina ele e o Vettel disputando o título no final do ano!? vai ser show!!! :-P