segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Kart Kart Kart...

O Berço dos "deuses" do Automobilismo Mundial


O Blog vasculhou a imensidão do Youtube e achamos algumas relíquias boas desta modalidade fascinante...

O "Instinto" Lewis Hamilton:

 

A Pista de Interlagos por um "mortal":



Michael "Kart" Schumacher:

Skusa Supernational em Las Vegas

 
Stuttgart em 1996


Time to Fight: 


O Chefe:

Campeão Pan-Americano em 1982

 
A Batalha

Batidas:

 

Videos: www.youtube.com.br 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gran Finale

Essa é a cara da nova Fórmula 1 !!!


Vettel vence no Brasil e no Oriente e se consagra o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1.

O Grande Prêmio do Brasil não foi emocionante como imaginávamos. Depois da surpreendente pole-position do piloto alemão Nico Hulkenberg da Williams, nada fora do contexto aconteceu. As Red Bull largaram melhor, Vettel ultrapassou Nico antes da primeira curva e logo depois, Webber também conseguiu sua ultrapassagem.

Vettel conseguiu tranquilamente sua vitória seguido do seu companheiro de equipe Mark Webber. Alias, Webber mostrou-se tímido na luta do título. Precisava atacar seu oponente e preferiu ficar na defensiva e por pouco não sofreu com a aproximação do espanhol Fernando Alonso.

Vettel venceu e convenceu. Webber decepcionou pela falta de combatividade e Alonso fez o seu papel, conseguiu o pódio para ir ao Oriente com grandes chances de ser campeão.

A Pole Inesperada de Nico Hulkenberg levou a Williams ao delírio.

 A Ultrapassagem que decidiu o GP Brasil para Sebastian Vettel.

Confirmando o favoritismo.

ABU DHABI

A "Gran Finale" deste eletrizante campeonato não poderia ter tido um palco pior do que Abu Dhabi. A paisagem e o complexo futurista não conseguiram esconder a pista mal projetada, ruim e de péssimo gosto do desenhista Herman Tilke. Sem pontos de ultrapassagens, os pilotos sofreram para ganhar posições, o único felizardo a conseguir tal façanha talvez tenha sido Robert Kubica... 

Nos treinos oficiais, Sebastian Vettel colocou a mão na taça ao conseguir sua 10a pole position no ano. Seu companheiro Mark Webber fraquejou e conseguiu apenas a 5a colocação no grid. Alonso conseguiu um ótimo 3o lugar o que lhe dava um certo favoritismo para a decisão.

Para Alonso bastava ganhar e torcer para uma combinação de resultados para conseguir o tricampeonato, mas eles ( Alonso e a Ferrari ) não contavam com a competência do jovem alemão.

A Atitude de Vettel na largada foi crucial para a decisão no péssimo circuito de Abu Dhabi.

Vettel largou bem e disparou na frente, o que vem se tornando um de seus pontos fortes. E a equipe Ferrari errou ( mais um entre milhares... ) na estratégia do espanhol e na concentração das atenções no australiano Webber ao invés de se preocupar com a velocidade de Vettel.

O Espanhol acabou ficando preso atrás do piloto russo da Renault - Vitaly Petrov, e graças ao "belíssimo" traçado do circuito árabe, suas manobras de ultrapassagem não deram certo. Era claro que a Ferrari tinha um melhor equipamento só que com a inexistência de pontos bons de ultrapassagem, morria ali as chances do tricampeonato espanhol.

Vettel seguiu livre para a conquista do seu primeiro título mundial e acabou tornando-se o mais jovem a conquistar tal feito quebrando o recorde que pertencia a Lewis Hamilton e levou a Alemanha a igualar o número de títulos mundiais com o Brasil ( 8 x 8 , a Inglaterra segue na frente com 9 ). A nota de repúdio foi a maneira agressiva, mal educada e egoísta do vice-campeão Alonso que além de ter recusado cumprimentar o novo campeão, reclamou acintosamente da competência do russo Petrov ao defender bravamente sua posição. Realmente, Alonso como piloto é super competente mas como personalidade, deixa muito a desejar.


Viva ao novo "rei" ! Viva a Fórmula 1 ! Venceu o esporte e a Red Bull Racing conseguiu mostrar ao Mundo do automobilismo que SIM, é possível vencer sem tais ordens de equipe, anotou o recado Ferrari?

Fica o Exemplo para o Futuro.

Competente mas no final, acabou tornando-se o vilão.

Lágrimas de Campeão

Sebastian Vettel

 56 GP's disputados
10 vitórias
18 poles
6 voltas mais rápidas
Campeão Mundial de F1 - 2010

Créditos Fotos: www.espnf1.com


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Semana GP Brasil de F1 2010 – Parte 1

E mais uma vez a F1 chega ao Brasil para mais uma possível decisão de campeonato.

Nas ultimas 5 edições do GP brasileiro, colocamos 4 pilotos diferentes no ilustre hall da fama da categoria como campeão mundial. Fernando Alonso em 2005 e 2006, Kimi Raikkonen em 2007, Lewis Hamilton em 2008 e Jenson Button em 2009.

Em 2010, estamos presenciando a temporada com maior numero de candidatos ao título mundo e que, novamente, pode ser definido no autódromo de Interlagos. Fernando Alonso, Mark Webber e Sebastian Vettel ainda estão vivos na disputa pelo título e, um pouco mais distante na tabela, vemos Lewis Hamilton e Jenson Button com remotas chances de serem bi-campeões mundiais.

Entre os candidatos mencionados acima, apenas o espanhol Fernando Alonso tem chance de terminar a corrida como campeão mundial de 2010 após uma série de possibilidades em combinações de resultado. Se isso for confirmado, Alonso será o maior "vencedor" de Interlagos sem nunca ter conquistado um primeiro lugar sequer (nem em pole position e nem em corrida) em todas as suas participações em GP Brasil. Isto porque será o único piloto a alcançar 3 títulos mundiais em 6 disputados, conquistando 50% dos títulos da F1 disputados por aqui.

campeosbrasilAlém disso, o GP Brasil não é muito conhecido por repetir os seus vencedores. Se considerarmos desde o ano 2002, quando a F1 voltou a ser um pouco mais competitiva após as seqüencias de domínio absoluto da Michael Schumacher/Ferrari, apenas dois pilotos conseguiram repetir vitórias por aqui, Juan Pablo Montoya em 2004, quando corria pela Williams, e em 2005 quando defendia a equipe McLaren e Felipe Massa, vencedor das edições de 2006 e 2008, ambas pela equipe Ferrari. Os outros vendedores do GP Brasil foram o próprio Michael Schumacher (Ferrari) em 2002, Giancarlo Fisichella (Jordan) em 2003, Kimi Raikkonen (Ferrari) em 2007 e Mark Webber (Red Bull) em 2009.

Estas informações nos mostram que nem sempre quem saí de Interlagos com o troféu de vencedor, também sai daqui como campeão mundial. Algo importante a ser destacado é que de 2002 a 2004, a edição brasileira da F1 acontecia no início da temporada e a partir de 2005 passou a ser a última ou penúltima corrida da temporada, o que viabilizou a decisão dos títulos por aqui. Mas mesmo assim, nos anos de 2002, 2003 e 2004, apenas Michael Schumacher foi campeão mundial vencendo aqui no Brasil apenas em 2002.

mediumMas não é só da corrida em si que vive o GP Brasil de F1. Um dos eventos mais rentáveis para a cidade de São Paulo e também para o país, ações promocionais e comemorativas também fazem parte da agenda de um apertado e corrida final de semana de corrida. Estamos na terça-feira, há praticamente dois dias do inicio das atividades dentro da pista e todos os preparativos e compromissos em virtude desta etapa do campeonato já começaram.

Para comemorar o aniversário de 40 anos da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na categoria, no GP de Watkins Glen de 1970, o próprio piloto levou o seu Lotus daquela mesma vitória, e também do seu primeiro título mundial em 1972, para dar uma volta por São Paulo hoje pela manhã. Visivelmente emocionado pela marca histórica, Emerson será homenageado pela prefeitura da cidade cedendo o seu nome para a reta de chegada do autódromo. A partir do GP Brasil de 2010, será a "Reta Emerson Fittipaldi".

8188439.emmemrson_fittipaldi_nas_ruas_de_sp_grande_premio_332_498 Além das festividades, muitas oportunidades de negócios na área de marketing surgem para o GP de F1. Na última semana ficamos sabendo que a empresa de televisão via satélite SKY será uma das apoiadores da equipe Red Bull, que disputa o título mundial com seus dois pilotos além de ser grande favorita a levar o título de construtores da atual temporada.

A exemplo do que aconteceu em 2009 com Rubens Barrichello e a Batavo com um patrocinio pessoal para a corrida, a Bom Bril viu em Lucas DiGrassi uma boa oportunidade de ligar a sua marca ao jovem, e promissor, piloto e também ao evento. Ao contrário da Batavo, que só estampou sua marca no capacete de Barrichello, a Bom Bril estará exposta nos carros da equipe Virgin e nos capacetes de todos os seus pilotos. Além de Lucas DiGrassi, Timo Glock, outro piloto titular da equipe, Jérôme D’Ambrosio, piloto que realiza o primeiro teste de sexta-feira pela equipe no lugar do próprio Lucas, e Luiz Razia, piloto reserva, também estamparão a marca brasileira em seus capacetes e macacões.

8183418.lucas_di_grassi_e_bombril_grande_premio_500_433Dentro das pistas, a única movimentação que vemos até aqui são os mecânicos deixando tudo pronto o mais rápido possível para o início das atividades na sexta-feira, com o início dos primeiros treinos livres para o GP Brasil de F1 2010, tão esperado por nós brasileiros.

Até lá, teremos outras matérias aqui no blog falando de curiosidades e da própria disputa que veremos no autódromo de Interlagos.

Quem quiser mandar sugestões de assuntos para irmos atrás das informações para divulgação por aqui, usem o e-mail do blog ou até mesmo o nosso twitter, ambos estão disponíveis nos espaços aqui ao lado no próprio blog.

Obrigado a todos pela atenção e nesta semana, estaremos mais juntos do que de costume.

++

Crédito de imagens: F1 GP Update, Grande Premio e Google.